Dicas para cuidar das plantas no verão
As inúmeras espécies de árvores, arbustos, flores e plantas, em geral, que correspondem a exuberante vegetação tropical brasileira, independente de sua origem ou tamanho, necessitam de cuidados diários especiais, em qualquer estação do ano, principalmente no alto verão.
Além de proporcionarem uma humanização em todos os ambientes contemporâneos, sejam espaços externos ou internos, corporativos ou residenciais, o verde está presente em todos os projetos de arquitetura ou do design de interiores. Para deixar os nossos espaços aconchegantes, e com uma atmosfera acolhedora, as espécies precisam ser escolhidas de acordo com as dimensões do local que será destinado a elas, proporcionando o equilíbrio e a harmonia com o mobiliário, os revestimentos e a paleta de cores.
Cuidados em geral
As plantas necessitam de cuidados específicos, principalmente nesta época do ano, evitando o ressecamento de sua raiz e da terra, além do aparecimento de fungos ou outros desgastes naturais, por falta de adubação ou irrigação. Os ambientes modernos permitem o uso total do verde, como uma complementação da decoração. A paisagista Claudia Tabet Zanini (Jardins com Arte) está sempre antenada com as tendências da decoração verde, criando projetos que reúnem a funcionalidade e a praticidade, além do conforto estético e visual, inovando na concepção de jardins e na criação de hortas comestíveis, como também em cuidar da manutenção dos mesmos. "As plantas tropicais, são mais fáceis de cuidar, é só você colocá-las adequadamente no seu lugar, se é de sol, em ambientes solares, se é de sobra, na sombra".
Água e adubos
Neste período do ano, com a incidência de fortes temperaturas, as plantas necessitam de uma maior irrigação. É importante verificar os horários para realizar a rega, de preferência no início da manhã ou final do dia, onde as temperaturas estão um pouco mais amenas. No intervalo entre a manhã e a tarde, caso tenha necessidade, as espécies carentes de irrigação podem receber uma outra quantidade de água. " O cuidado principal é com a irrigação, porquê a planta sente quando o sol é mais forte. No verão você tem um período de exposição maior - os dias começam mais cedo e terminam mais tarde. Nos jardins é indicado irrigar fora do horário do sol, bem cedinho ou no final do dia, e, em algumas situações, nestes dois períodos ", ensina a paisagista.
As plantas, expostas no interior dos ambientes, seguem as mesmas regras, devendo receber a irrigação de uma a duas vezes por semana, com o cuidado para não encharcar a terra. "As plantas do interior de casa sempre conseguem armazenar mais água, caso tenha ar-condicionado ou faça muito calor, ocorrerá o ressecamento da terra, aí você deverá aumentar a irrigação, para duas vezes na semana", explica a especialista.
A adubação correta garante a vitalidade das espécies, trazendo os nutrientes necessários para a saúde. "O procedimento deverá ser realizado desde a primavera. Nós adubamos o ano inteiro, interrompemos um pouco durante o inverno, que é uma época de hibernação, e fazendo a adubação sistêmica, sua planta ficará fortalecida", ensina.
A poda deve ser realizada para auxiliar no crescimento das espécies. Com o a exposição ao sol, alguns galhos podem ficar amarelados ou ressecados, precisando ser retirados com cuidado, sempre com o auxílio de acessórios para jardinagem. "Se você não tem estes aparelhos, basta pegar uma leiteira sem uso, um aparelho de jantar antigo para fazer a manutenção", ensina.
Dicas especiais
- Adubos devem ser usados de acordo com cada espécie;
- Borrifadores refrescam as folhas e flores com eficiência;
- Cactáceas e suculentas não precisam de muita água e devem permanecer com a terra mais seca;
- Evite água parada em pratos de vasos, utilizando areia, como prevenção à dengue;
- Em ambientes externos, como jardins e varandas, não deixe os vasos expostos diretamente ao sol, durante o alto verão;
- Retire, sempre, as folhas amarelas ou galhos secos;
- Utilize o regador para uma irrigação eficiente, evitando o desperdício de água;
- Viajando, deixe uma pessoa responsável para manutenção e irrigação das plantas;
- No alto verão, a terra já existente, pode ser coberta, com uma fina camada de substrato, conservando a umidade das raízes.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!