O corpo de um homem de aproximadamente 58 anos, vítima fatal das explosões que afetaram duas residências na Rua Alencar Tristão, 235, próximo à entrada do Cemitério Parque da Saudade, no Bairro Santa Terezinha, foi retirado dos escombros por equipes do Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira (6).

Conforme o major Júlio do Corpo de Bombeiros, a informação que havia é a de que o homem seria a única pessoa no terreno. "Mas nós continuaremos o trabalho minucioso até que possa ser descartada a possibilidade de que possa ter outra vítima no local."

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Acessa.com (@acessa.com_)

A Defesa Civil realiza uma vistoria nos imóveis da Rua Alencar Tristão, em um raio de 500m. "Temos cinco equipes no local e também realizamos vistorias na Avenida Rui Barbosa, com o objetivo de verificar a estrutura dos imóveis afetados pela explosão. Nesse momento, a gente não visualizou risco estrutural para esse imóveis. Os que estão mais distantes tiveram apenas danos em relação às  vidraças. Na Rui Barbosa é o mesmo cenário, não verificamos risco estrutural. As edificações mais afetadas foram  as vizinhas, mas não há moradores, elas estavam todas desocupadas", disse o representante da Defesa Civil André Luiz Ferrari.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Acessa.com (@acessa.com_)

Segundo o histórico da ocorrência, ocorreu uma forte explosão e duas residências em um mesmo terreno colapsaram totalmente durante a última madrugada. De acordo com relatos de moradores, foram ouvidas três explosões, causando a queda da estrutura de duas residências, atingindo parcialmente a estrutura de outras duas.

Além do morador, há relatos de que havia três cães da raça pastor alemão nos imóveis e eles ainda não foram encontrados. "Estávamos eu e minha irmã na cozinha, minha amiga, conversando. E minhas meninas de 5 anos  e 14 anos deitadas o quarto. Só a pequenininha dormindo. "Foi uma coisa inacreditável. Aquele monte de cacos de vidro caindo em cima da minha filha de 5 anos e a menina de 14 apavorada, sem saber o que fazer. Não sei como explicar o eu senti. Foi horrível", narra a moradora Ronielle Maria Cassiano.

"Foi um momento de pânico, medo, tudo misturado. Estou com medo até agora, sem acreditar no que aconteceu. Foi uma coisa inacreditável, surreal. Um monte de caco de vidro voando em cima da gente. Não sabíamos se viria outra explosão, porque veio aquele estampido muito alto. Ficamos sem reação, sem saber se a gente saía ou ficava", diz a acrescenta. Ela disse que diante do fogo, os vizinhos começaram a acionar os bombeiros, a polícia. Ela comenta que a Defesa Civil fez uma avaliação da estrutura do imóvel em que ela vive. "Não tem perigo nenhum. Apenas os vidros, as portas foram afetadas.

"De acordo com o relato de moradores, eles ouviram três explosões seguidas e um barulho muito forte, pelo cenário que percebemos aqui, vemos que houve um grande deslocamento de ar", disse o tenente dos Bombeiros, Wesley Paconi, que também adiantou que é possível descartar a explosão de um carro. "Os vizinhos relataram que o veículo costumava ficar parado aqui há muitos anos e que não tinha o costume ser utilizado pelo proprietário."

O local foi isolado pela PM e a rua Alencar Tristão permanece interditada no trecho em frente ao cemitério Parque da Saudade, sendo o trânsito desviado para a Avenida Rui Barbosa.

A equipe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) esteve no local onde foi realizada perícia para apurar as possíveis causas do acidente. O caso será encaminhado à 4ª Delegacia de Polícia Civil para apuração dos fatos.

De acordo com os Bombeiros, durante a tarde foi realizada a retirada dos escombros por maquinários. Os trabalhos foram paralisados durante a noite e retomam na manhã deste sábado (06). Uma equipe da Guarda Municipal está no local realizando a guarda.

A prefeita Margarida Salomão também esteve no local. Ela informou que uma das residências estava vazia, disponível para venda. A chefe do Executivo reiterou que as explosões que levaram à destruição das casas produziram impactos em imóveis da vizinhança. "A Prefeitura está aqui com a com a Defesa Civil, Guarda Municipal, Empav e Demlurb, que está removendo os escombros, junto com os bombeiros, primeiro, para investigar o que aconteceu. A investigação está em curso e prefiro, na verdade, falar sobre esse evento depois com mais segurança e com mais precisão."

Ainda de acordo com Margarida, a Defesa Civil atenderá a outras pessoas que foram imediatamente impactadas. "Portas, janelas, essas pessoas precisam de assistência, já garanti a elas que outra assistência que elas vierem a necessitar, já assegurei a elas que elas nos procurem para o que precisarem. A Prefeitura está presente e estamos aqui acompanhando esse triste evento.

Tags:
Dieese | explosão | Geral | Guia | Natal | vazamento

Acessa.com/Isabella Oliveira - Bombeiros retiram escombros em busca de vítimas na Rua Alencar Tristão, no Bairro Santa Terezinha

COMENTÁRIOS: