Alunos da Escola Padre Wilson, localizada no Bairro Igrejinha, Zona Norte, recebeam a visita da cachorra Hana, uma Goldem Retriever, de dois anos. Hanna foi levada à Escola pelo adestrador, Germano Souza Rizzo,que trabalha em parceria com o Proerd (Programa Educacional de Resistencia as Drogas e a Violência), da Polícia Militar.
O Sargento Rossano Campos Marques, instrutor do Proerd, ressaltou que, sempre que possível, convida o adestrador para levar a Hana às escolas da Zona Norte de Juiz de Fora a fim de fazer interação com as crianças. A intenção, segundo ele, é levar alegria para as escolas. "A presença de cães nas escolas é muito importante para as crianças, pois os cães aumentam a autoestima e capacidade de comunicação; reduzem a solidão e a ansiedade; desenvolvem novos aprendizados, experiências e afetividade; e trazem melhorias significativas aos alunos que apresentam quadro de déficit de atenção, dificuldades de concentração, hiperatividade e outros problemas cognitivos como falha de memória e raciocínio lento."
O adestrador trabalha com terapia assistida por cães e vem realizando algumas atividades com pacientes da Associação dos Cegos em Juiz de Fora. De acordo com a psicopedagoga, Débora Colares Rizzo, esposa do adestrador, também pontuou que o trabalho da Hana nas escolas públicas é trazer além da dessensibilização das crianças que apresentam algum medo ou receio de passar a mão ou chegar perto de cachorros, é também apresentar benefícios de aprendizagem na vida das crianças como maior concentração nas atividades, maior raciocínio lógico, foco e segurança para desenvolver as atividades propostas, diminuição da ansiedade, aumento da auto estima, melhora da memória e comunicação.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!