O ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), José Passini, morreu aos 97 anos, na madrugada desta sexta (19) em Juiz de Fora. O velório acontece nesta sexta no Cemitério Parque da Saudade, Capela 1, das 15h às 19h.

José Passini nasceu no interior de São Paulo, município de Nova Aliança e dedicou uma boa parte da vida em estudos, palestras, entre outros eventos da doutrina espírita. 

Em Juiz de Fora, Passini seguiu a carreira acadêmica até se tornar reitor de 1990 a 1994. Nesse período criou os cursos de Fisioterapia, Arquitetura e Psicologia. Ainda levou a faculdade de Farmácia para o Campus, além de ter desmembrado o curso de Comunicação da faculdade de Direito, do qual era apenas um Departamento. Ainda levou o Colégio Técnico Universitário (CTU) para a Cidade Alta e abriu a passagem viária pelo Campus.

As informações fazem parte da biografia de José Passini escrita pela delegada Flávia Halfeld "Do zero ao infinito - A trajetória de um determinado", da editora Editar.

UFJF decreta luto de 3 dias

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa, com profundo pesar, o falecimento do ex-reitor José Passini, aos 97 anos. O docente esteve à frente da Reitoria entre os anos de 1990 a 1994. A UFJF decretou luto oficial de três dias.

Natural de Nova Itapirema, interior de São Paulo, Passini se formou em Licenciatura em Letras pela UFJF em 1967. Foi mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O ex-reitor começou como docente na Universidade em 1970. Antes de assumir a Reitoria, foi diretor do então Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), de 1986 a 1989.

Durante a sua gestão como reitor, criou os cursos de Fisioterapia, Arquitetura e Psicologia. Seu mandato foi marcado ainda pela construção do prédio das faculdades de Odontologia e Enfermagem, transferida para o campus, do Centro de Línguas e da Faculdade de Comunicação. Atuou na separação do curso de Jornalismo da Faculdade de Direito, onde era um departamento.

Abriu, no curso de Letras, a complementação da Licenciatura Curta para alunos oriundos do então Centro de Ensino Superior (CES). Passini conseguiu com o Ministério da Agricultura um terreno de 30 mil metros quadrados para a construção das instalações do então Colégio Técnico Universitário (CTU), no bairro Fábrica, além de transferir os laboratórios da Engenharia, do Colégio João XXIII, para o campus.


UFJF - O ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), José Passini

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!

COMENTÁRIOS: