Como adiantado pelo Portal Acessa.com na coluna, Por Trás da Notícia, a Polícia Militar (PM), confirmou, através de uma Nota Oficial enviada à imprensa neste domingo (10) que emitiu um ofício alertando a Prefeitura de Juiz de Fora sobre a realização do evento que vitimou 11 pessoas nesse fim de semana.
Em nota a PM esclarece que, "O Comando do 27º Batalhão analisou a demanda em relação aos recursos disponíveis e promoveu duas reuniões de alinhamento com representantes da comissão organizadora do evento (dias 25/08/2023 e 28/08/2023), comunicando que teria efetivo para garantir a segurança do evento nos cinco dias solicitados, porém, ‘SOMENTE’ até 02:00 horas da madrugada, solicitando que a PJF revesse seu planejamento, adequando o término do evento a esse horário".
Ainda, de acordo com a instituição, "...os representantes da prefeitura desconsideraram o alerta da PMMG e emitiu alvará nos dias 08 e 09 de setembro após as 02:00 horas da madrugada; o Comando do 27º BPM, temendo pela segurança do público, oficiou ao Ministério Público e à Prefeitura de Juiz de Fora, comunicando mais uma vez de sua limitação de efetivo, salientando que avisou a PJF antecipadamente que após 02:00 horas da madrugada não teria meios de manter policiamento no local, mas que mesmo assim a PJF insistia em manter o evento após esse horário".
A Polícia Militar também ressaltou que "o contrário do que fez o Ministério Público, a Prefeitura de Juiz de Fora não respondeu ao ofício do Comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar".
A Prefeitura de Juiz de Fora não respondeu o questionamento da reportagem.
Leia a nota da Polícia Militar.
Leia abaixo a nota completa emitida pela Polícia Militar na tarde deste domingo (10).
"1) No dia 21/08/2023, o 27ª Batalhão de Polícia Militar, com sede em Juiz de Fora, recebeu o ofício nº 05/2023, da Prefeitura de Juiz de Fora, informando da realização de evento denominado “Torneio Leiteiro das Campeãs – Prefeitura de Juiz de Fora-MG”, a ser realizado entre os dias 07 a 10 de setembro de
2023, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, que solicitava policiamento para o local.
2) No ofício, informava que o evento seria sem cobrança de ingressos (aberto ao público), e com intenção de término nos dias 07 (quinta) e 10 (domingo) às 02:00 horas da madrugada; no dia 08 (sexta), às 03:00 horas da madrugada; e, no dia dia 09 (sábado), às 04:00 horas da madrugada.
3) Como norma, o Comando do 27º Batalhão analisou a demanda em relação aos recursos disponíveis e promoveu duas reuniões de alinhamento com representantes da comissão organizadora do evento (dias 25/08/2023 e 28/08/2023), comunicando que teria efetivo para garantir a segurança do evento nos cinco dias solicitados, porém, “SOMENTE” até 02:00 horas da madrugada, solicitando que a PJF revesse seu planejamento, adequando o término do evento a esse horário.
4) Paralelamente, o Comandante do 27º BPM, avisou também à Secretária Municipal de Segurança Pública dos riscos de manter o evento nos dias 08 e 09 de setembro após o recolhimento do policiamento.
5) Entretanto, como os representantes da prefeitura desconsideraram o alerta da PMMG e emitiu alvará nos dias 08 e 09 de setembro após as 02:00 horas da madrugada; o Comando do 27º BPM, temendo pela segurança do público, oficiou ao Ministério Público e à Prefeitura de Juiz de Fora, comunicando mais
uma vez de sua limitação de efetivo, salientando que avisou a PJF antecipadamente que após 02:00 horas da madrugada não teria meios de manter policiamento no local, mas que mesmo assim a PJF insistia em manter o evento após esse horário.
6) O representante do Ministério Público respondeu ao ofício da PMMG informando que: “[...] o Ministério Público não possui atribuição para analisar o pedido formulado pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, uma vez que o Parquet não tem competência para definição de horário de eventos. Data vênia, a análise do referido pedido é atribuição do Município de Juiz de Fora, não podendo o Ministério Público interferir, sob pena de violação do princípio da separação dos poderes”.
7) E, paralelamente, ao contrário do que fez o Ministério Público, a Prefeitura de Juiz de Fora não respondeu ao ofício do Comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar.
8) Portanto, no dia 07/09/2023, quinta-feira, onde o policiamento se fez presente até o término do evento, que encerrou às 02:00 horas da madrugada, o evento Torneio Leiteiro transcorreu sem alteração.
9) No dia 08/09/2023, sexta-feira, até às 02:00 horas, horário limite que a PMMG se comprometeu em manter o policiamento, o evento correu sem nenhuma alteração.
10)Porém, com o evento tendo continuado no dia 08/09/2023, sexta, sem policiamento local após as 02:00 horas, um cidadão, por volta de 02:50 horas, usando seu veículo particular, avançou sobre o público presente, atropelando homens, mulheres e crianças; tendo matado uma mulher no local, e ferido outras 11 (onze) vítimas, dentre estas, uma criança de 03 (três) anos de idade; 11) Tão logo chegou esse fato no 190, a PMMG acionou os militares de serviço no policiamento ostensivo geral e deu todo apoio às vítimas e demais Órgãos de pronto-socorrismo, registrando o crime de homicídio e prendendo o autor, que encontra-se internado em estado gravíssimo, decorrente de linchamento promovido pelo público presente.
12) A PMMG externa o sentimento de condolência às vítimas e familiares das vítimas desse trágico fato que comoveu toda a população juizforana; e reitera que o que acordou com a comissão organizadora do “Torneio Leiteiro das Campeãs – Prefeitura de Juiz de Fora-MG”, qual seja “policiamento efetivo no
local até 02:00 horas da madrugada em todos os dias desse evento”, foi cumprindo à risca e foi capaz de promover a segurança do público presente nesse horário.
Juiz de Fora, 10 de setembro de 2023.
Agência Regional de Comunicação Organizacional da 4ª RPM"
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!