Uma iniciativa da Câmara Municipal de Juiz de Fora busca capacitar os profissionais do serviço de transporte público coletivo rodoviário sobre os direitos dos animais e os procedimentos adequados em caso de acidentes. O Projeto de Lei apresentado pelo vereador Vitinho (PSB), na última terça-feira (17), visa fortalecer a proteção animal, promover a segurança no trânsito e fomentar a conscientização socioambiental na cidade.

A proposta surge como resposta ao crescente número de animais nas ruas da cidade e, em particular, a incidentes recentes. "Só este ano, já ocorreram dois atropelamentos por coletivo urbano em via pública, que resultaram na morte dos animais e trouxeram uma grande comoção junto à população de Juiz de Fora", justifica o vereador. Ele defende ainda que "a adoção de treinamentos periódicos busca não apenas o cumprimento da legislação, mas também a promoção de uma cultura de respeito e proteção aos animais".

O Projeto de Lei detalha que a capacitação deverá ser realizada por meio de treinamentos específicos, visando preparar os motoristas para identificar e agir de forma apropriada até a chegada de suporte veterinário especializado. Além disso, a qualificação proposta deverá abranger uma série de tópicos essenciais, incluindo a legislação vigente sobre os direitos dos animais, noções básicas de primeiros socorros para animais e diretrizes de condução segura para evitar atropelamentos.

A iniciativa reforça a importância da responsabilidade social e ambiental dos serviços públicos, buscando diminuir os impactos de acidentes e promover uma convivência mais harmônica entre o transporte coletivo e a vida animal na cidade.

. - Projeto de Lei em defesa dos animais.

COMENTÁRIOS: