Juiz de Fora festeja

S?lvia Zoche
17/07/04

O vice-presidente do Centro Cultural Pr?-M?sica, J?lio C?sar de Sousa Santos, fala da emo??o dos 15 anos de festivais da institui??o. Clique e escute!

Ou?a!

J?lio C?sar de Sousa Santos

O 15? Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga acontece entre os dias 18 de julho (domingo) a 01 de agosto (domingo). Para comemorar estes quinze anos, o Centro Cultural Pr?-M?sica preparou tr?s novidades que o vice-presidente, J?lio C?sar de Sousa Santos (foto ao lado), considera marcante:

Sousa Santos avalia o festival como um projeto que foi programado para atingir um objetivo espec?fico e que conseguiu obter ?xito. "Ele nasceu com a inten??o de resgatar e divulgar o patrim?nio cultural brasileiro, no tocante ? m?sica colonial brasileira e tamb?m difundir os instrumentos de ?poca e a forma??o de orquestras", diz. Os treze CDs gravados e os cinco livros editados s?o o registro e a prova de toda a trajet?ria.

Marlyse Aparecida de Souza Uma quest?o lembrada por Sousa Santos ? a forma??o de p?blico e de m?sicos ao longo do ano. "O contexto maior s?o as atividades desenvolvidas pela Pr?-M?sica durante todo o ano. Na ?poca do festival, a gente percebe claramente a overdose de gratuidade de conhecimento que ? colocada ? disposi??o da popula??o", fala. A inten??o ? dar chance a todos de freq?entar e assimilar conhecimentos novos e criar h?bitos de assistir a concertos.

E, com certeza, as pessoas t?m se interessado. Segundo a assessoria de comunica??o do Pr?-M?sica, os convites s?o distribu?dos sempre no dia de cada concerto, a partir de 08h. Por volta de 08h30, os convites acabam. A secret?ria do centro cultural, uma das respons?veis pela distribui??o, Marlyse Aparecida de Souza (foto acima), confirma. "As filas s?o enormes. Distribu?mos dois convites por pessoa e o pessoal fica bravo, quando o convite acaba", diz.

Novidades
Foto do Festival O passo novo deste festival ? a grava??o do DVD com a Orquestra Barroca. "? um universo diferente de registro. ? uma trajet?ria nova, mas de sucesso", orgulha-se Sousa Santos. Os ensaios e a grava??o aconteceram no Museu Mariano Proc?pio.

O espet?culo, gravado entre os dias 14 a 17 de julho, ser? apresentado no dia 19 de julho (segunda-feira), no Cine-Theatro Central, ?s 20h, sob a reg?ncia de Marcelo Ramos. A edi??o do material est? prevista para agosto e a autora??o em setembro. O lan?amento do DVD e CD deve acontecer em novembro de 2004.

A outra novidade ? a montagem da ?pera Za?ra, um marco na parte musicol?gica, por resgatar e restaurar as partituras desta obra do per?odo colonial. Foto: ?pera Za?ra Com um tema extremamente atual, que fala sobre a intoler?ncia entre crist?os e mu?ulmanos, a ?pera foi composta entre 1808 e 1815, no Rio de Janeiro, baseada em Za?re, de Voltaire.

"At? ent?o faziam-se pe?as de orquestra e coral. Pe?as in?ditas que resgatavam e geravam o CD. Agora, este ano, vai ser feita uma ?pera que, pode-se dizer, ? o ?pice do trabalho deles", diz Sousa Santos.

Ser?o escolhidas, entre as pessoas que far?o o curso de canto, quem ir? participar do coro."Os inscritos, este ano, ser?o surpreendidos. Os que se destacarem, poder?o ocupar as famosas cinco vagas que restam", garante Sousa Santos.

A ?pera, que tem dura??o de duas horas, ser? apresentada com di?logos legendados, no dia 31 de julho (s?bado), ?s 20h, no Cine Theatro Central. A dire??o musical ? do maestro S?rgio Dias.

Mais um item de destaque do festival ? o VI Encontro de Musicologia Hist?rica, que ? realizado a cada dois anos. O tema deste ano ? "Patrim?nio Arquiv?stico-Musical", em lugar de antigos conceitos como m?sica colonial ou imperial. O livro Anais do V Encontro ser? editado pela Editora Pr?-M?sica, com 420 p?ginas e os 27 textos apresentados em 2002.

"? uma contribui??o paup?vel que a gente deixa para todo o estudo musical do pa?s", diz Sousa Santos. Boa parte dos livros ? distribu?da em universidades e conservat?rios. Uma parcela menor ? vendida aos interessados pelo pre?o de custo, no Pr?-M?sica. O VI Encontro acontece no col?gio Academia de Com?rcio (Rua Halfeld, 1179), de 22 a 25 de julho (quinta a domingo).

Op?es
Foto: Nina Mello Um pouco da hist?ria dos anos de festival ser? mostrada na exposi??o Compassos, da fot?grafa Nina Mello. S?o quarenta e duas fotografias, das edi?es de 1998 a 2003. As fotos escolhidas pela artista t?m car?ter pessoal, sem crit?rios pr?-definidos.

A exposi??o acontece de 20 de julho (ter?a) a 01 de agosto (domingo), ?s 18h30, na Galeria Renato de Almeida, do Centro Cultural Pr?-M?sica.

Como todo ano, al?m de concertos fechados, haver? a apresenta??o de concertos e orquestras em ambiente aberto. A primeira ser? no dia 18 de julho (domingo), ?s 11h30, em frente ao Cine-Theatro Central. Estima-se que, at? o final do festival, cerca de 100 mil pessoas assistam aos espet?culos, somando ?rea aberta e fechada. Al?m de Juiz de Fora, o festival se expandiu para outras cidades: Rio de Janeiro, Ouro Preto e Tiradentes.

Se voc? quer fazer parte deste grande p?blico, clique nos links abaixo e veja onde e quando acontecem as apresenta?es.