Segunda-feira, 20 de agosto de 2007, atualizada ?s 10h

Paralisia infantil e rub?ola s?o os focos da segunda etapa da Campanha de Vacina??o Infantil


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Come?a nesta segunda-feira, 20 de agosto, a segunda etapa da Campanha de Vacina??o Infantil. A vacina contra a paralisia infantil, ou poliomielite, deve ser aplicada em todas as crian?as com menos de cinco anos.

As gotinhas v?o estar dispon?veis nas Unidades B?sicas de Sa?de (UBS's), na Regional Norte e no Departamento de Sa?de da Crian?a e do Adolescente (rua Esp?rito Santo, 1023, Centro).

De acordo com a Secretaria Municipal de Sa?de, a expectativa ? que sejam vacinadas cerca de 37,5 mil crian?as na cidade. Em Juiz de Fora a vacina??o come?a cinco dias antes da campanha nacional, que tem in?cio no pr?ximo s?bado, 25 de agosto. Os pais devem levar o cart?o de vacina??o da crian?as, que podem receber outras vacinas que ainda estejam atrasadas.

O v?rus da poliomielite s? pode ser evitado com a vacina??o. A doen?a atinge o sistema nervoso, podendo deixar seq?elas e at? causar a morte. Segundo o Minist?rio da Sa?de, o ?ltimo caso da doen?a verificado no pa?s foi em 1989.

Combate tamb?m contra a rub?ola

No in?cio da Campanha Nacional de Vacina??o Infantil no s?bado, 25 de agosto, os acompanhantes das crian?as tamb?m v?o poder ser vacinados. Neste caso, contra a rub?ola, doen?a que pode causar cardiopatias, surdez ou a catarata nos rec?m-nascidos infectados durante a gesta??o.

As crian?as recebem a vacina no primeiro ano de vida e a segunda dose ? aplicada aos cinco anos de idade. As crian?as menores de 12 anos, que receberam apenas uma dose, e as maiores de 12, que nunca foram vacinadas contra a rub?ola devem receber a vacina. Entre os adultos, a idade m?xima para ser vacinado ? 39 anos para os homens e 49 para mulheres.

Segundo a Secretaria de Sa?de, em Juiz de Fora foram confirmados 35 casos da doen?a em 2007, sendo 90% em adultos jovens do sexo masculino (entre 20 e 34 anos). Os principais sintomas da rub?ola s?o febre, manchas avermelhadas na pele, g?nglios aumentados e, em adultos, pode produzir dores nas articula?es.


*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF