S?bado, dia 27 de outubro de 2007, atualizada ?s 12h31

Manifesto mobiliza dezenas de pessoas em defesa da Casa de Parto da UFJF


Thiago Werneck
Rep?rter

Representantes da Casa de Parto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estudantes e m?es protestaram nesse s?bado, dia 27 de outubro, contra a suspens?o dos partos na entidade. Panfletos foram distribu?dos, artistas se apresentaram e m?es (foto abaixo centro), que tiveram filhos no local, deram seus depoimentos.

O principal objetivo ? mobilizar a popula??o na luta pela volta dos partos na Casa. "Estamos mandando cartas para imprensa protestando e convocamos todos a fazer o mesmo. A Casa de Parto ? uma maravilha de Deus, meu filho ca?ula nasceu l? e foi uma experi?ncia muito boa", esclarece a psic?loga, Ana Paula Castilho (foto abaixo ? esquerda).

Segundo Ana Paula, a dire??o da UFJF aponta os custos elevados e falta de ambul?ncia como motivos para interromper o servi?o. A psic?loga garante que eles est?o enganados. "Os custos n?o s?o t?o altos assim e n?s ganhamos uma ambul?ncia que foi cedida ao HU (Hospital Universit?rio) porque a demanda deles ? maior. Assim, fizemos um acordo com o SAMU, e uma paciente pode ser removida para um hospital em poucos minutos", afirma.

Na internet h? um abaixo assinado virtual para que o parto volte a ser feito na entidade. Milhares de panfletos em defesa da causa foram distribu?dos, camisas foram vendidas e la?os da fertilidade foram distribu?dos no Cal?ad?o da Rua Halfeld. "A popula??o precisa conhecer a Casa de parto. Um atendimento gratuito e de alta qualidade que incentiva o parto normal", refor?a Ana.

Foto de Ana Paula Foto de m?e com filho que nasceu na Casa de Parto Foto do p?blico que acompanhou o protesto

A Casa de Parto ainda faz acompanhamento pr?-natal, tem grupo de gestantes e todas suas outras atividades s?o realiazadas normalmente, apenas o parto foi suspenso. Os interessados em conhecer a institui??o podem ligar para o telefone (32) 3229-7647.

Estudantes ap?iam movimento
Representantes do Diret?rio Central dos Estudantes (DCE) da UFJF estavam presentes no local para apoiar a volta dos partos na casa. Eles aproveitaram a oportunidade para pegar o microfone onde estavam sendo feitos os depoimentos e apresenta??o de artistas, para protestar contra a aprova??o do Reuni e atual administra??o da Reitoria da UFJF.