Quinta-feira, 27 de mar?o de 2008 atualizada ?s 18h29

Previs?o ? que o tempo continue inst?vel nesta sexta. Pancadas de chuva devem acontecer ao longo do dia



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo o meteorologista do 5? Distrito, Cl?ber Souza, o tempo deve permanecer inst?vel nesta sexta-feira, 28 de mar?o. O tempo vai ficar nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva. "As chuvas devem acontecer mais no final da tarde por causa do aumento da temperatura durante o dia", explica.

Segundo ele, foi por causa do aumento da temperatura durante esta quarta-feira, 26 de mar?o, que a chuva do final do dia foi classificada como forte pancada, ou enxurrada. "Choveu 54,1 mil?metros na cidade, o que ? considerado muito. Foi 30% do esperado para todo o m?s de mar?o".

A Defesa Civil registrou 43 ocorr?ncias entre 18h de quarta e 9h de quinta, dia 27. A regi?o mais afetada foi a zona norte, que registrou 23 ocorr?ncias. Depois, veio a oeste, com oito e a sul, com seis registros. No total, 23 bairros foram atendidos, sendo o S?o Pedro, com cinco, o Jardim Natal e o Jardim Casa Blanca, com quatro cada e o Monte Castelo e Francisco Bernardino, com tr?s cada um.

Entre as ocorr?ncias registradas, est?o por inunda??o, escorregamento de barranco, desabamento de muro e enxurrada. Na Rua Ad?o Barbosa Lima, no bairro Jardim Casa Blanca, casas foram inundadas por causa da ruptura de rede pluvial. T?cnicos da defesa civil distribu?ram colchonetes e cestas b?sicas durante a madrugada. A Secretaria de Comunica??o (SCQ) da Prefeitura informou que os moradores j? voltaram para casa e que o local j? foi limpo.

No bairro Santa Efig?nia tamb?m houve inunda??o, provocada pela coloca??o de manilhas de forma incorreta, no c?rrego, pelos moradores, segundo a defesa civil, que j? pediu para que eles retirem-nas. Na rua Tr?s, no Jardim Cachoeira, quatro fam?lias foram atendidas pela defesa civil. O c?rrego encheu e invadiu as casas. Um homem foi socorrido pelos bombeiros.

O pluvi?metro da Zona Norte marcou cerca de 48 mil?metros de chuva, enquanto o da defesa civil, no centro registrou 12,2 mil?metros. O meteorologista do 5? distrito informou que ca?ram cerca de 350 raios, na cidade, durante a pancada de chuva.