Coral Mater Verbi volta a se apresentar

Por

Coral Mater Verbi volta a se apresentar Meninos Cantores da Academia estão sob nova regência e se preparam para série de apresentações no segundo semestre

*Guilherme Arêas
Colaboração
03/07/2007

O coral Mater Verbi se apresenta no Teatro da Academia de Comércio, no dia 08 de julho, no evento que concede o título de cidadão honorário ao maestro Ernani Aguiar. Na apresentação, o público de Juiz de Fora pode conferir o trabalho que está sendo realizado pelo novo regente do coral, Ciro Tabet (foto).

Desde o mês de fevereiro, Tabet realiza uma série de mudanças no coral Mater Verbi. "As principais mudanças que eu tenho implementado são em relação à técnica musical e à postura. Mas quando eu assumi o coral, fiz uma previsão de um ano e meio para adequar os meninos ao meu estilo de trabalho. Ainda tive pouco tempo para concluir essas mudanças", defende Ciro Tabet.

Para o segundo semestre, o regente afirma que o coral volta a se apresentar em liturgias. A cada mês os meninos visitarão uma paróquia da cidade, mantendo o caráter litúrgico característico do Mater Verbi.

Fundado em 1953, o coral é um dos mais antigos coros de Meninos Cantores do Brasil. No último ano, com a nova administração da Academia de Comércio, a filosofia do coral também foi alterada com a contratação de Tabet.

"É difícil um profissional mudar o trabalho que já vem sendo feito. Principalmente porque eu vim de uma escola musical diferente do regente responsável pelo coral antes da minha entrada. Isso demanda tempo. Mas o coral continua se apresentando e o patrimônio ainda existe. O que acontece é que, a partir de agora, quem acompanhar o trabalho do coral vai perceber as mudanças que estamos implementando gradativamente", afirma o regente.

Ciro Tabet iniciou sua vida musical no Mater Verbi e lembra que as apresentações do coral eram predominantemente feitas em ações litúrgicas. Hoje, o regente é o responsável por 39 meninos com idades entre 8 a 18 anos que se preparam para voltar a atuar nas paróquias da cidade. "Não esperem viagens e eventos grandes, porque o coral está em reestruturação. Assim que estivermos em condições de alçar vôos mais altos, o grupo estará em ação", ressalta.

*Guilherme Arêas é estudante de Comunicação Social da UFJF