Sexta-feira, 13 de novembro de 2009, atualizada às 14h

Mãe e filha morrem em desabamento no bairro Vila Ideal

Daniele Gruppi
Subeditora

Mãe e filha morreram e pai ficou ferido num desabamento provocado por um temporal que atingiu Juiz de Fora, na noite da última quinta, 12 de novembro, e madrugada desta sexta, 13. De acordo com o 5º Distrito de Meteorologia, em Belo Horizonte, a chuva caiu durante nove horas. O volume pluvial foi de 74 mm, 38% do acumulado mensal de 190 mm. As rajadas de vento atingiram 21 km/h. Houve estragos em várias regiões, sendo a Zona Leste foi a mais atingida.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os corpos foram encontrados na casa onde estavam, na rua Giuseppe Novellino, 7, no bairro Vila Ideal, depois de quase seis horas de busca. A casa ao lado também foi atingida pelo deslizamento, entretanto, não houve vítimas.

Outro desabamento no bairro bairro Três Moinhos deixou duas pessoas feridas. Elas foram levadas para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) com escoriações generalizadas e suspeitas de fraturas. Em Lourdes, uma pessoa ficou parcialmente soterrada.

Os moradores do bairro Ipiranga também contabilizam prejuízos provocados pela chuva. A casa de Leidiane Assis, na rua Tereza Nogueira, ficou alagada. "A água subiu 30 centímetros." A Defesa Civil interditou a residência, pois há risco de queda de barranco próximo ao local. "Estamos olhando a situação, mas não poderemos passar a noite aqui. Eu e mais 12 pessoas vamos ter que sair e não temos ainda previsão de quando voltaremos."

casa no bairro Ipirana atingido pela chuvaO motorista Paulo Roberto dos Santos, viu deslizar um barranco em frente a sua casa, na avenida Darcy Vargas. "Interditou a avenida e o passeio da minha moradia. Só não escorreu terra na minha varanda, porque o portão é forte. Tivemos que retirar muita terra e mato para liberar pelo menos o passeio."

No Santa Tereza, os moradores notaram um pequeno deslizamento na encosta, onde as lonas de proteção estão deterioradas. "Vivemos em pânico, não podemos ouvir um barulho de chuva. Aguardamos uma posição da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para solucionar o problema que teve origem em março de 2008, mas até agora nada. Só fizeram uma capina outro dia lá", afirma o presidente da Associação dos Proprietários e Inquilinos das Casas Interditadas e Demolidas, Reinaldo Freesz.

No total, a Defesa Civil registrou 282 ocorrências até as 16h desta sexta, sendo 203 escorregamentos de barranco. A Zona Leste liderou os chamados, com 107 solicitações. Na Zona Sul foram 101 ocorrências, Sudeste, 54, Centro, 12, Zona Norte, 3, Nordeste, 3 e Oeste, 1.

Alteração no trânsito

Na rua Antônio Carlos, no bairro Granbery, o muro de uma casa desabou. A via ficou interditada durante a manhã.  Por causa do acidente, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) inverteu a mão da rua Sampaio, permitindo a descida de veículos. À tarde, a Settra liberou o trânsito em meia pista na Antônio Carlos e a Sampaio voltou ao normal. Na Pedro Krambeck, em São Pedro, a margem do córrego desmoronou e a rua opera em meia pista.

Alteração nas linhas de ônibus 

Em virtude das chuvas, a Settra informa sobre desvios e interdição de alguns trechos dos trajetos realizados pelas empresas de transporte urbano. O motivo foram deslizamentos de barrancos que impedem a passagem dos coletivos.

  • Viação Santa Luzia – Desvio da linha 123 da rua Valdemar Pereira para a rua Lincolau Western.

  • Viação São Cristóvão – A linha 332, que cobre o bairro Vila Ideal, e linha 322, Furtado de Menezes, estão retornando pouco antes do ponto final.

  • Viação Gil – As linhas 415, 427, 428, 435 estão retornando a partir da altura da Penitenciária de Linhares. Também em Linhares, as linhas 436 e 499, temporariamente, não estão trafegando pela Rua José Sobreira.

  • Viação Tusmil – Houve uma quede de árvore na rua Guadalajara, no sentido bairro - Centro, obrigando desvio da linha 520 pelo Estádio Municipal. Em Cachoeira de Humaitá, a linha 542 (Lagoa), não está atendendo nesta altura.

  • Viação São Francisco – A linha 738, que serve Pedra Branca, está retornando na altura do açude; a linha 710 não está conseguindo chegar até a Represa; a linha 708, que vai até a comunidade de Barriga Lisa, na BR 040, também está impossibilitada de cumprir o trajeto. O Morro do Sabão, no sentido bairro - Centro, sentido de Igrejinha, está sem condições de tráfego para a linha 760.

*Colaborou: Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

/cidade/arquivo/noticias/2009/11/13-desabamento


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!