PF faz nova paralisação por salário equiparado e reestruturação da carreira
Repórter
A Polícia Federal em Juiz de Fora vai aderir à paralisação nacional e cruzar os braços nesta quarta-feira, 19 de maio. Policiais reivindicam a equiparação salarial com demais servidores da União e a reestruturação da carreira, com alteração no tempo de ascensão de classes de cinco anos, para elevações anuais, em vários padrões, dentro da mesma classe.
De acordo com o representante do Sindicato dos Policiais Federais de Minas Gerais (Sinpef/MG) em Juiz de Fora, Júlio César D'addázio, o Ministério do Planejamento ignora promessa feita pelo ex-ministro da Defesa, Tarso Genro, de que tais reivindicações seriam atendidas. "O que o movimento quer é manter o diálogo e a negociação com o Governo. Temos uma proposta do Ministério [da Justiça], mas não há cronograma de quando as melhorias vão chegar a nós. Por isso, a categoria está em estado de mobilização."
D'addázio afirma ainda que é preciso valorizar os servidores não delegados, por meio da revisão da Lei Orgânica da Polícia Federal. "A norma atual trata o agente como um robô, dando a ele atribuições de mera execução. Porém, o agente de polícia é o grande investigador da PF. Buscamos novas técnicas de investigação e aplicamos no trabalho. Com a reestruturação da carreira queremos não só o reajuste salarial, mas também mais responsabilidades."
Na noite desta quarta-feira, a liderança nacional tem um encontro com o Ministério do Planejamento. D'addázio espera um discurso mais favorável à categoria. "Uma greve pode acontecer caso a negociação não evolua, mas creio que não chegaremos neste ponto."
Com a paralisação de 24 horas, ficam comprometidos os serviços de emissão de passaporte, registro de armas, registro de estrangeiros e investigação. O plantão fará os atendimentos emergenciais, flagrantes e cuidará de casos específicos. Apenas 30% do efetivo estará a postos, conforme obriga a legislação. Delegados, peritos, agentes, escrivães e papiloscopistas estarão de braços cruzados.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!