Bancários iniciam campanha salarial com manifestação em Juiz de Fora
Repórter
Os bancários deram início, nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, à campanha salarial, com uma manifestação. A banda tocando marchinhas fez referência ao tema do ato: "Botando o bloco na rua". "A ideia foi mostrar que estamos com disposição para lutar", explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf-JF), Marcos Louzada.
Segundo Louzada, a categoria reivindica reajuste salarial de 11% (ganho real + inflação), aumento do piso salarial e da Participação dos Lucros e Resultados (PRL), respeito aos 15 minutos do cliente na fila, dentre outras medidas.
O presidente do Sintraf afirma ainda que a classe quer um novo modelo de banco. "Os banqueiros só pensam no lucro, e queremos um novo banco, um banco diferente, que preze pelas pessoas. Desejamos mais segurança e menores taxas de juros."
Calendário de negociações
A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) definiram que serão três rodadas de negociações para 2010. Nesta quarta, 1º, e quinta, dia 2, serão abordadas a questão da saúde do trabalhador e a segurança bancária. No dia 8 e 9, o tema será emprego e condições de trabalho. Em 15 e 16, a pauta será a remuneração.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!