Terça-feira, 12 de julho de 2011, atualizada às 18h

Intervalo de 30 minutos do vale-transporte poderá ser substituído por oito utilizações diárias

Jorge Júnior
Repórter
audiencia

Em audiência pública realizada nesta terça-feira, 12 de julho, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, o vereador Francisco de Assis Evangelista (PP) propôs que a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) substitua o intervalo de 30 minutos que os usuários de transporte público devem aguardar para utilizar o cartão de vale transporte no mesmo ônibus, para o limite máximo de oito utilizações diárias.

Para que a decisão entre em vigor, é necessário que o Legislativo envie uma ementa ao prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, solicitando que seja feita a alteração. Após o pedido, será feita a avaliação, para que seja votada. A proposta foi acatada pelo secretário da Settra, Márcio Gomes Bastos. "Vamos avaliar o projeto que poderá ser implantado", diz.

O proponente da reunião, vereador Luiz Carlos (PTC) (foto acima), ressaltou que os 30 minutos dificultam a vida da população. "Estamos tentando evoluir com o sistema da bilhetagem eletrônica. O sistema está bloqueando o direito do cidadão de ir e vir." O presidente da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo, Francisco Anísio, também acredita que o fim dos 30 minutos irá facilitar o acesso dos usuários aos ônibus.

Segundo Bastos, a restrição dos 30 minutos foi uma medida encontrada para barrar o comércio ilegal que era feito com os vales. "O vale-transporte é um benefício que o trabalhador tem direito. Percebemos que, em alguns casos, os vales estavam sendo vendidos muito abaixo do preço. Essa prática é incorreta." Para o secretário, o sistema eletrônico inibiu a execução das vendas ilegais.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!