Quinta-feira, 18 de outubro de 2007, atualizada ?s 16h59

Projeto de lei da C?mara pretende oferecer mais seguran?a para os pedestres de Juiz de Fora


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Um projeto de lei vai ser votado na C?mara Municipal de Juiz de Fora para tornar a sinaliza??o escrita, expl?cita e ostensiva da faixa preferencial para pedestres obrigat?ria na cidade.

O vereador autor do projeto, Jos? S?ter Figueir?a, diz que isto j? est? regulamentado no C?digo Nacional de Tr?nsito, mas a id?ia de instituir em Juiz de Fora partiu de uma audi?ncia p?blica realizada no m?s de setembro. "A id?ia ? disciplinar o tr?fego, principalmente no centro da cidade, onde est? um caos. Tivemos muitos acidentes este ano na Rio Branco e algumas com mortes".

Para o vereador, a situa??o no centro da cidade vai piorar. Por isso, algumas medidas a m?dio e curto prazo precisam ser tomadas. "Costumo dizer que tem uma guerra civil, entre pedestres e motoristas, institu?da em Juiz de Fora. Um plano diretor de tr?nsito deve ser colocado em pr?tica".

Figueir?a diz que a m?dio prazo, uma medida importante ? melhorar a qualidade e a quantidade de transporte coletivo para atender bem ? popula??o e, conseq?entemente, reduzir o n?mero de carros nas ruas. "A frota de JF aumentou muito por causa das facilidades de pagamento e hoje s?o cerca de 130 mil ve?culos circulando".

? nas a?es de curto prazo que o projeto de lei entra. Ele vai refor?ar que onde h? faixa, a prefer?ncia ? do pedestre. "Onde tem faixa, o motorista precisa parar, mesmo que n?o tenha sem?foro. A placa indicativa vai permitir que o pedestre saiba do seu direito, que o motorista respeite e que os agentes de tr?nsito possam fiscalizar melhor as infra?es".

Por?m, o vereador acredita que as placas s? v?o ser respeitadas pelos motoristas se juntamente com a aprova??o do projeto de lei, for feita uma campanha educativa. "Mas a campanha tem que ser permanente e j? est? prevista com a aprova??o do projeto", completa.