Santo Antônio, padroeiro de Juiz de Fora, é celebrado nesta quarta. Confira a programação
Santo Antônio, padroeiro da Arquidiocese e da cidade de Juiz de Fora, é celebrado pela Igreja Católica no dia 13 de junho. Paróquias e comunidades que têm o santo como padroeiro preparam programações com tríduos, novenas, celebrações e procissões.
O arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, participa das festividades em homenagem ao padroeiro na Catedral Metropolitana e no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Confira a programação.
Catedral Metropolitana
Na Catedral Metropolitana, cerca de 30.000 pãezinhos de Santo Antônio serão distribuídos aos católicos durante a festa do padroeiro.
Na segunda-feira, 11, segundo dia de tríduo em honra ao santo, as orações serão presididas pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros Silva, e na terça-feira, 12, por Dom Gil.
O dia do padroeiro, 13 de junho, vai ser marcado por missas às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 20h. Às 17h, os fiéis se concentram na Igreja São Sebastião (Parque Halfeld), de onde saem em procissão para a Catedral Metropolitana. Na chegada, Dom Gil preside missa. Dom Gil também preside a missa das 10h, que vai contar com a participação do Seminário Santo Antônio.
A Catedral Metropolitana fica na rua Santo Antônio, 1201 – Centro
Seminário Arquidiocesano Santo Antônio
A instituição abre oficialmente as festividades no dia 13, às 18h. Até o domingo, 17, tem missas, quadrilhas e benção do Santíssimo Sacramento.
A sexta-feira, 15, vai ser marcada pelo Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero com adoração do Santíssimo Sacramento na Capela. Às 18h será realizada a missa de encerramento da Adoração, com a participação do Apostolado de Oração.
No último dia das festividades, o arcebispo metropolitano preside celebração às 18h, que vai contar com a participação da comunidade da capela do Seminário.
O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio fica avenida Rio Branco, 4516 – bairro Alto dos Passos.
Paróquia Santo Antônio do Paraibuna
No dia de Santo Antônio, as celebrações são às 08h e 15h. Às 17h, os fiéis saem em procissão da Igreja Divino Espírito Santo para a Igreja Santo Antônio, onde vai ser realizada a missa de encerramento da festa, com bênção e partilha de pães.
A Igreja Santo Antônio fica na rua Francisco Cerqueira Cruzeiro, 770 – bairro Santo Antônio. A Igreja Divino Espírito Santo fica na rua Francisco Fontainha, 134 – bairro Santo Antônio.
- Jubileu: Igreja Católica espera 30 mil fiéis no Estádio Municipal
- Comemorações de Santo Antônio devem atrair mais de 20 mil pessoas em Juiz de Fora
Confira a programação completa da Festa de Santo Antônio em JF
Catedral Metropolitana
- Dia 12/06 – terça-feira
19h – Encerramento do tríduo de Santo Antônio (Dom Gil Antônio Moreira)
- Dia 13/06 – quarta-feira (Festa de Santo Antônio)
6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 20h – Missas
17h – Concentração na Igreja São Sebastião, seguida de procissão para a Catedral Metropolitana. Na chegada, missa presidida por Dom Gil Antônio Moreira
Seminário Arquidiocesano Santo Antônio
- Dia 13/06 – quarta-feira (Dia de Santo Antônio)
10h – Missa na Catedral Metropolitana com a participação do Seminário (Dom Gil Antônio Moreira)
18h – Missa de abertura da festa do Seminário com bênção da fogueira e participação dos membros da AACSSA
- Dia 14/06 – quinta-feira
18h – Missa (Início da Hora Santa Vocacional e da Adoração ao Santíssimo por ocasião do Dia Mundial de Oração pela santificação do Clero, que se estende ao logo de todo o dia 15)
- Dia 15/06 – sexta-feira (Dia Mundial de Oração pela santificação do Clero e Adoração ao Santíssimo o dia todo na Capela do Seminário Santo Antônio)
0h – Bênção solene do Santíssimo Sacramento
18h – Missa de encerramento da Adoração ao Santíssimo Sacramento com a participação do Apostolado da Oração. Logo após, acontece concurso de quadrilha
- Dia 16/06 – sábado
14h – Momento Lúdico para crianças – quadrilha de escola
18h – Missa com a participação das Equipes de Nossa Senhora, Pastoral Familiar, ECC e Movimentos de Casais
- Dia 17/06 – domingo
10h30 – Missa
11h30 – Tradicional Almoço
14h – Show de prêmios
18h – Missa de encerramento da Festa de Santo Antônio, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, com a participação da Comunidade da Capela do Seminário Santo Antônio.
Paróquia Santo Antônio do Paraibuna - bairro Santo Antônio
- Dia 13/06 – Quarta-feira (Dia de Santo Antônio)
8h – Missa
15h – Missa e Unção dos enfermos
17h – Procissão saindo da Igreja Divino Espírito Santo para a Igreja Santo Antônio, onde vai ser realizada a missa de encerramento da festa, com bênção e partilha do pão de Santo Antônio.
Santo padroeiro
Muitas pessoas não sabem de onde vem esta devoção a um dos santos mais populares da Igreja Católica. De acordo com o documento produzido em homenagem ao Jubileu Áureo da Arquidiocese, Juiz de Fora: Nossa História é de fé, Nossa Igreja tem arte, a devoção da cidade a Santo Antônio surgiu bem antes de sua emancipação política, quando Juiz de Fora era apenas uma vila. A devoção teria sido trazida pelos portugueses.
Relatos históricos narram que o fazendeiro Antônio Vidal deu exemplo dessa devoção, em 1741, quando decidiu pedir licença para construir uma capela com a invocação do santo. Por ter seu nome homônimo ao de Santo Antônio, acredita-se que essa atitude foi uma homenagem ao santo, o que remete a uma hereditariedade da fé.
"O arraial de Santo Antônio do Paraibuna se formou não só a partir da movimentação proveniente do Caminho Novo, mas também em virtude das manifestações de religiosidade das pessoas que sentiram a necessidade de construção de uma capela", diz o documento a respeito do espaço coletivo, que se tornou ponto de referência.
Em 1850, a então Vila de Santo Antônio do Paraibuna de Juiz de Fora teve sua capela de Santo Antônio elevada à categoria de paróquia, a qual se tornou a matriz, no mesmo local onde se encontra hoje, como a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.
Santo Antônio fujão
A imagem de Santo Antônio Fujão, foi a primeira de Juiz de Fora e possui mais de 200 anos. Conta-se que quando foi construída a capela de Santo Antônio de Juiz de Fora, em meados do ano de 1844, à margem da Estrada Geral (hoje avenida Barão do Rio Branco), trouxeram em procissão a imagem de Santo Antônio para o novo templo. Porém, a imagem teria sumido e aparecido na sua capelinha de origem. Tornaram a levar a imagem do santo para a nova capela, mas novamente ela retornou para seu local de origem. Daí o nome "Santo Antônio Fujão".
A imagem é preservada até hoje, porém, atualmente, está em processo de restauração e por este motivo não será exposta na festa de Santo Antônio deste ano.
Histórico
Santo Antônio nasceu em Lisboa no ano de 1195, recebendo no batismo o nome de Fernando de Bulhões. Inicialmente, tornou-se frade regrante de Santo Agostinho, e em 1220 passou para a ordem de São Francisco, assumindo o nome de Antônio. O sobrenome de Pádua relaciona-se à cidade italiana onde ele viveu seus últimos anos e conserva até hoje suas relíquias.
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!