Confira a programação da Quarta-feira de Cinzas em JF

Serão celebradas 15 missas para marcar o início da Quaresma, período em que a igreja relembra os 40 dias de Jesus Cristo no deserto

Da Redação
cinzas

Este ano, a Quarta-feira de Cinzas será celebrada no dia 13 de fevereiro. Na igreja católica, a data marca o início da Quaresma, período de 40 dias antes da Páscoa, além de abrir a Campanha da Fraternidade 2013, que traz o tema Fraternidade e Juventude. Na Catedral Metropolitana, Dom Gil Antônio Moreira, preside missa às 19h, em celebração que marca a abertura oficial da campanha na cidade.

Além da Catedral, são mais 14 missas programadas para o dia. Confira.

  • Igreja São Sebastião: 7h30 e 19h
  • Igreja Bom Pastor: 19h
  • Igreja São Mateus: 7h, 12h, 17h e 19h
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário: 8h e 18h30
  • Igreja Nossa Senhora da Glória: 7h, 10h e 19h
  • Capela São José: 8h
  • Capela Santa Maria Eufrásia: 8h
  • Capela São Roque: 18h

A tradição

A Quaresma é o período em que a igreja relembra os 40 dias de Jesus Cristo no deserto, sendo o tempo de preparação para a Páscoa, festa da ressurreição de Cristo. Neste período, a igreja convida os fieis a um período de reflexão, penitência e meditação.

Tradicionalmente, nas celebrações da Quarta-feira de Cinzas, os católicos recebem a imposição das cinzas sobre a cabeça, simbolizando o compromisso de assumir a Quaresma com penitência, orações e jejum. "A imposição das cinzas é um ato que nos lembra de nossa fragilidade e da grandeza de Deus. É o reconhecimento da falta que cometemos e o desejo de conversão", destaca o vigário geral da arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, por meio de sua assessoria.

A Quarta-feira de Cinzas tem um sentido de reconhecimento das faltas e abertura para o perdão de Deus. O rito remete ao texto de Gênesis onde se fala: "Tu és pó e ao pó voltarás", revelando a fragilidade do homem diante de Deus.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Confira a programa??o da Quarta-feira de Cinzas em JF