Quarta-feira, 19 de setembro de 2012, atualizada às 19h30

Alteração no trânsito dos bairros São Mateus e Alto dos Passos continua indefinida

Andréa Moreira
Repórter
Audiência Pública

A Audiência Pública realizada nesta quarta-feira, 19 de setembro, na Câmara Municipal ganhou proporções bem maiores do que o assunto proposto, que seria a possível modificação no traçado da praça Jarbas de Lery Santos, no bairro São Mateus. O debate, solicitado pelo vereador Flávio Checker (PT), surgiu através de um pedido de uma moradora. "Recebi um e-mail informando sobre uma possível obra da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a qual visa passar uma via na praça do São Mateus. A moradora ainda ressaltou que aconteceria uma reunião entre os moradores da região e representantes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), mas em um horário que iria dificultar a participação de muitos populares. Então, de posse deste material, resolvi solicitar esta audiência, para que os pontos deste projeto sejam mais esclarecidos e para que mais moradores interajam sobre o assunto", afirma.

Mas, além deste assunto, outro ponto polêmico foi levantado durante a audiência, que trata sobre elevação do trânsito na rua Belmiro Braga, no Alto dos Passos, como explica a empresária Tônia Pessoa. "De acordo com o projeto proposto pela Prefeitura, o fluxo de veículos na nossa rua irá aumentar consideravelmente e já estamos sentindo os efeitos desta nova obra, pois a rua comporta duas escolas, e tanto as crianças quanto os pais estão preocupados com os possíveis acidentes que poderão ocorrer no local. Afinal, nossa rua é uma via pacata, e com este novo projeto não será mais. Outro assunto grave é a destruição de uma praça no local. Juiz de Fora já é carente de áreas verdes e estão querendo destruir as poucas que temos."

Também morador na rua Belmiro Braga, o comerciante Roberto Ferreira ainda apresenta outros problemas que poderão ocorrer com a obra. "As construções da nossa rua são antigas, datadas de mais de 60 anos. Então, com o aumento do tráfego na via, com certeza os imóveis irão sofrer avarias."

Alternativa

Durante a audiência pública o professor de engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Cézar Barra apresentou um projeto sobre o binário da avenida Rio Branco e a rua Dom Silvério. O estudo compreende quatro pontos de ônibus na avenida Rio Branco, criação de um ponto de ônibus na avenida Ibitiguaia em faixa de terrenos vagos, mudança no ponto da rua Chácara para o lado direito, e dois pontos da rua Dom Silvério, com baia no início e meio da quadra. O projeto ainda mantém o ponto no final da rua, o que, segundo o professor, melhora a segurança. "O que eu proponho é o sistema binário ao contrário. Isso irá evitar criação de acesso novo e manter a rua Belmiro Braga como residencial."

O projeto

De acordo com o projeto da Settra para o novo traçado do trânsito no bairro São Mateus uma das modificações seria a criação de um acesso, o qual iria cortar o Seminário Santo Antônio e a antiga Cofercil. Mas de acordo com o secretário da Settra, Márcio Bastos o projeto ainda está em concepção, para ser avaliado. "Com este esboço vamos fazer um estudo mais detalhado sobre os custos do projeto, o impacto que ele irá gerar," afirma Bastos, ressaltando que nenhuma obra será feita sem que a população seja consultada. 'Não adianta ter uma discussão técnica, sem que haja participação da comunidade."

Sobre a praça Jarbas de Lery Santos, o secretário afirmou que ela não sofrerá nenhum impacto. "A obra para aquela região irá apenas contornar a praça, preservando todos os equipamentos existentes no local."

Os textos são revisadoa por Mariana Benicá

ACESSA.com - Altera??o no tr?nsito de JF continua indefinida

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!