Semana Missionária termina neste domingo
Cerca de 500 peregrinos passaram por Juiz de Fora durante a semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude
*Colaboração
Com a proximidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que começa na próxima terça-feira, 23 de julho, os preparativos que encerram a Semana Missionária em Juiz de Fora (SMJF) seguem em pleno vapor. Neste sábado, 20, termina oficialmente o evento, que pretende reunir cerca de seis mil pessoas na Praça Antônio Carlos. A programaçõa tem início às 14h com a chegada dos grupos jovens e dos peregrinos que estão na cidade.
O momento ápice da semana será ás 18h deste sábado, quando o arcebispo Dom Gil celebra a missa e envia os jovens que seguirão para a jornada no Rio. 'Foi uma semana memórável. A resposta sobre essa semana nós já tivemos e ficamos muito felizes. Um grupo de franceses que acolhemos me disse que ficaram deslumbrados com o acolhimento que tiveram. Nosso objetivo foi cumprido. Agradecemos muito a todos que nos ajudaram, e em especial a juventude que vistiu a camisa', declara o padre Luíz Roberto Magalhães Leite, conhecido como Padre Zucka.
- Papa Francisco chega ao Rio segunda para a Jornada Mundial da Juventude
- Correios lança selo para comemorar a vinda do papa ao Brasil
- Arcebispo anuncia o nome do jovem juiz-forano que se encontrará com o Papa na JMJ
No domingo, 21, as missas que acontecerão nas 86 paróquias da arquidiocese serão celebradas para agradecer a comunidade pela semana vivenciada.
A SMJF funciona com um momento de preparação para receber os peregrinos. 'Nos preparamos para este momento a um ano e meio. O fato que nos chamou mais a atenção, é que os estrangeiros pedirama para ficar em casas de famílias, queriam estar em contato com a comunidade. Das 2.100 vagas disponibilizadas, cerca de 350 peregrinos ficaram alojados em nossas nucleações. Foi uma experiência gratificante', comenta o voluntário da comissão de voluntários Vinícius Monteiro. Além das atividades voltadas para a preparação religiosa, os estrangeiros puderam conheceram a cidade e acompanhar os trabalhos sociais realizados pela várias paróquias da cidade.
Peregrinos
No total cerca de 500 estrageiros passaram por Juiz de Fora, oriundos da Itália, Holanda, Inglaterra, Argentina, México, Panamá, Chile, Angola, França e Venezuela. 'Para nós foi muito gratificante e um momento de muita alegria. A semana missionária fez com que pessoas diferentes de várias parte do mundo, com culturas, experiências e realidades distintas pudessem se reunir em prol de um gesto solidário, ao acollher o outro, de forma com que a prática da convivência acontecesse. Todos que estiveram aqui, deixaram o seu recado' ressalta o padre Zucka.
Em relação a chegada do Papa Francisco ao país, o padre conta que a expectativa é grande. 'O papa é aquele vem para dar o testunho de Jesus aos jovens. Acredito que essa expectativa de estar próximo ao papa, de poder recebê-lo, faz com a juventude se aproxime mais.'
*Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!