Imprudência em ferrovia quase resulta em acidente. Assista as imagens
Uma cena impressionante foi registrada pelas câmeras de segurança da MRS na última quinta-feira, 9 de fevereiro. Nas imagens, mesmo com os carros parados e as cancelas baixadas, um homem corre e atravessa na frente da composição, não sendo atingido por centímetros. Veja, abaixo, as imagens.
Em nota divulgada à imprensa, a MRS se posiciona. "Um exemplo de como a atitude de uma pessoa pode impactar a dinâmica de uma cidade inteira. Na iminência do acidente, o maquinista aciona o freio de emergência, mas na maioria das vezes, o impacto não pode ser evitado. Como sabem, devido ao peso da composição, o trem não freia como um carro. Felizmente, neste caso, não houve acidente, mas por conta de todas as verificações necessárias, o trem precisou ficar parado por cerca de 50 minutos", diz o documento.
Além disso, a empresa faz questão de ressaltar o processo de freagem de um trem. "Ele pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel. Por isso, mesmo quando é possível identificar um obstáculo ou pessoa cruzando a linha inadvertidamente, na maioria das vezes não é possível evitar o impacto. Por mais este motivo é preciso respeitar a sinalização, Parar, Olhar para os dois lados e Escutar."
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!