Estoque do Hemominas está com queda de 40% em todos os tipos negativos
Com queda no estoque de todos os grupos sanguíneos negativos, a Fundação Hemominas de Juiz de Fora alerta para a importância da doação de sangue. Débora Carvalho, do setor de captação de doadores, explica que a queda do banco de sangue de todos os tipos negativos chega a 40%. "Mas temos maior dificuldade de conseguir os grupos O e A negativos", destaca.
A funcionária explica que durante o inverno é comum a redução do número de doadores. "Além das pessoas saírem menos de casa, por causa do frio, muitas ficam gripadas e acabam impedidas de doar, já que para se tornar um candidato, a pessoa precisa estar saudável, sem nenhuma infecção".
Para mobilizar maior número de doadores, o setor de captação está convocando os cadastrados por telefone. "Estamos chamando nominalmente. É importante que todos adotem a doação como uma rotina". Lembrando que a cada 15 minutos um paciente precisa de transfusão de sangue, por isso, para atender a demanda, o Hemocentro precisa de uma média diária de 160 candidatos à doação.
Quem tiver condições de doar, a orientação do Hemominas é que o interessado compareça na Rua Barão de Cataguases, s/n. Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h, aos sábados, das 7h às 11h, portando um documento oficial com foto. O doador não pode estar de jejum no dia da coleta. Após o almoço, aguardar 3 horas.
O Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende a 57 hospitais em Juiz de Fora e 27 cidades da região.
Outros critérios para doar
- Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Atenção, se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.
- Pesar mais de 50 kg;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes;
- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing há pelo menos 1 ano;
- Outros critérios serão avaliados durante sua consulta com o triagista.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!