Secretaria de Saúde alerta sobre aparição de animais peçonhentos
Nesta época do ano é muito comum a aparição de animais peçonhentos. O alerta, divulgado pelo Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS), tem como base as características do período, com suas altas temperaturas e umidade, o que tornam mais comum a proliferação desses animais, como, por exemplo, serpentes, aranhas e lacraias.
Além disso, as fortes chuvas podem provocar o chamado “efeito desalojante”, que ocorre quando a água invade o abrigo desses animais, forçando-os a procurar novos locais para alojamento.
De acordo com o veterinário do setor, José Geraldo de Castro Junior, os peçonhentos não caçam seres humanos: os acidentes acontecem porque encontram abrigo e alimentos dentro das casas e em áreas próximas. Por isso, para evitar acidentes, deve-se eliminar as condições propícias de alojamento desses animais. Medidas para evitar acidentes com animais peçonhentos:
Limpe lotes e terrenos baldios;
Acondicione e descarte corretamente o lixo, que, mal cuidado, pode atrair roedores e baratas, as principais presas de serpentes e escorpiões;
Mantenha a casa limpa e arrumada, evitando depósitos de objetos e entulho;
Mantenha o mato sempre capinado. Animais como serpentes, aranhas e escorpiões podem estar escondidos neste local;
Bata sempre os calçados antes de usá-los. Este é um esconderijo frequente de escorpiões;
Caso encontre algum animal peçonhento em sua residência, notifique imediatamente o Setor de Zoonoses pelo telefone (32) 3690-7030.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!