Quarta-feira, 25 de março de 2020, atualizada às 14h35

PJF e Governo Estadual criam força-tarefa para arrecadação voluntária de doações   

Da redação

Com objetivo de conter o avanço do coronavírus (Covid 19) em Juiz de Fora, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) solicitou às empresas e entidades que estão distribuindo cestas básicas na cidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que procurem as secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta). As pastas estão organizando o fluxo da entrega com o objetivo de se manter o distanciamento social necessário para conter a pandemia.

Os alimentos poderão ser entregues no Parque de Exposição. O objetivo é evitar filas e aglomerações durante a distribuição, além de zelar pela fiscalização dos mantimentos, fazendo com que cheguem aos que realmente precisam.

As empresas e entidades que desejarem fazer doação podem entrar em contato com o Departamento de Abastecimento da Sedeta, pelos telefones 2104-7010, 2104-7003 e 3690-8669.

Em Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais também montou uma força-tarefa que irá atuar na arrecadação voluntária de doações da sociedade civil. O grupo é composto por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), do Serviço Social Autônomo (Servas) e do Gabinete Militar do Governador (GMG).

As contribuições já podem ser feitas por meio do Portal MG, na aba “Covid-19 - doe aqui”. Segundo o Governo Estadual, a articulação ocorre em um momento em que o Estado recebe diversas ofertas de ajuda financeira e material por parte de grandes empresas que atuam em Minas Gerais. A medida foi anunciada pelo governador Romeu Zema junto à criação de 800 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), parte de um hospital de campanha que será instalado no Expominas, em Belo Horizonte, para atender pessoas com suspeita do novo coronavírus. Nesta quarta-feira, 25, o processo que desburocratiza o trâmite das doações foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Podem colaborar com a campanha pessoas físicas ou jurídicas que queiram ajudar. Os interessados devem entrar em contato por meio do link https://www.mg.gov.br/conteudo/geral/covid-19-doe-aqui, no Portal MG. A força-tarefa também está disponível para tirar dúvidas no e-mail defesacivil@defesacivil.mg.gov.br.

Doações

A frente de trabalho irá receber tanto materiais de prevenção ao contágio pelo coronavírus, quanto arrecadações financeiras para compra de insumos e equipamentos hospitalares.

A SES está preparando uma lista com materiais e especificações de acordo com as normas hospitalares, que será repassada aos interessados.

Como funciona

Acessando o Portal MG, o interessado em realizar a doação preenche um formulário com nome e e-mail para contato. Nesse momento, já é possível inserir informações como discriminação dos itens a serem doados, valor estimado, local de retirada (em caso de bens), entre outras.

Caso esses dados não sejam informados no cadastro inicial, a área responsável pelas doações no Estado irá entrar em contato com o interessado e direcionar a doação dentro do Executivo estadual.

Para doação de recursos, será emitido um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) para pagamento.

ACESSA.com - PJF e Governo Estadual criam for?a-tarefa para arrecada??o volunt?ria de doa?es