Curta agrada internautas do ACESSA.com

Por

Curta agrada internautas do ACESSA.com Escolha foi feita por centenas de internautas
que votaram em enquete do portal

Thiago Werneck
* Colabora??o
07/05/2007

Uma boa id?ia e o conhecimento da linguagem cinematogr?fica. Foi atrav?s desses dois princ?pios que o cineasta, Cacinho fez o curta "Onde est? o barulho", v?deo mais votado na enquete do portal ACESSA.com para escolher o melhor material ?udio-visual de Juiz de Fora no You Tube.

Na vota??o, inspirada no Oscar do You Tube, o curta de Cacinho ganhou primeiro lugar com um pouco mais da metade dos votos. A hist?ria de um m?sico que com seu viol?o s? consegue reproduzir sons do cotidiano e nenhuma nota musical conduzem a trama de quase seis minutos.

O filme, realizado por quatro pessoas, tinha tudo para ser um curta de anima??o. Chargista h? mais de 20 anos, Cacinho conta que os personagens reais foram imposi??o dos professores. "T?nhamos que fazer um trabalho para Faculdade de cinema e eu j? tinha essa id?ia para fazer uma charge. Mas como tinha um trabalho a ser feito, fizemos com n?s mesmos de atores e gostamos muito do resultado", conta.

O filme traz uma cr?tica do cotidiano que cada dia est? mais agitado. "Na verdade essa ? uma forma de mostrar a agita??o do dia-a-dia em que vivemos. Muitas vezes artistas bons est?o na rua, como um que toca violino no centro da cidade. Ningu?m tem tempo de parar para ouv?-lo e sua m?sica fica perdida no meio de tanto barulho do cotidiano", salienta Cacinho.

A vit?ria no enquete do ACESSA.com anima Cacinho. Ele acredita que essa ? mais uma forma de ter o trabalho reconhecido. "Tem muita gente que fez trabalhos na Faculdade e preferiu guardar ao inv?s de exibir. Eu j? coloquei todas as minhas anima?es e curtas no You Tube e ? muito bom saber que nosso trabalho teve reconhecimento do p?blico", ressalta.

Dica para quem vai come?ar

M?o preciso gastar milh?es de d?lares, como nas super produ?es holywoodianas, para se fazer um bom curta. A dica de Cacinho ? que os amantes da s?tima arte apostem nos estudos para poderem desenvolver um bom trabalho. "Quem tem interesse na ?rea deve procurar fazer cursinhos ou se puder at? uma Faculdade de Cinema. Ver muitos filmes e making offs tamb?m ? importante. Para se fazer um bom filme ? preciso entender a linguagem cinematogr?fica", avalia Cacinho.

A m?dia digital ? outro fator que facilita as atuais produ?es. No curta " Onde est? o barulho", o ?nico gasto da produ??o foi o do combust?vel utilizado no transporte da equipe. Cacinho destaca que nesses casos o que conta ? a vontade de se fazer bem feito. "N?o basta sair por a? com uma id?ia e uma c?mera na m?o, sem ter no??o de planos de filmagem e de como vai ficar esse produto. Mas ? sempre interessante ousar e abusar da criatividade", observa.

Cacinho e o cinema

Chargista h? mais de 20 anos Cacinho hoje se encanta coma a possibilidade de dar vida a seus desenhos. "Eu sempre quis fazer isso e depois que entrei na Faculdade de Cinema me ajudou bastante. Ter no?es de que parte do personagem mostrar, saber fazem bem os planos. Foi um curso muito v?lido e as premia?es mostram que tem sido um bom trabalho", acredita.

Cacinho est? com seus esfor?os voltados para uma nova anima??o dessa vez em stop motion, quando os movimentos de bonecos de massinha s?o todos fotografados quadro a quadro. "Desde de dezembro estamos nesse trabalho para anima??o A hist?ria de Seu Jo?o das alfaces e desde j? coloco partes desse processo de cria??o no you tube para que o pessoal j? possa ir sentindo o gostinho do trabalho que vai ser feito", completa.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo na UFJF