A juiz-forana Joanita de Almeida, presa após os atos de invasão de prédios públicos em Brasília no dia 8 de janeiro teve sua prisão convertida para preventiva, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O ministro contrariou pedido do Ministério Público Federal, que indicou pela soltura na audiência de custódia.

Joanita é responsável pela Associação Assistencial Derlando Ferreira Fernandes, que faz a gestão de creches em Juiz de Fora.

A prisão preventiva é uma espécie de prisão cautelar, em que o intuito do Estado é recolher preventivamente o acusado em uma instituição prisional.

O acusado ainda não tem uma sentença transitada em julgado nesse momento, mas existem provas do delito e indícios de autoria.

Então, decreta-se a prisão como forma de proteger a sociedade. Pois entende-se que o acusado solto, incorreria na mesma prática delituosa. Ou ainda para evitar que ele prejudique a persecução penal, destruindo provas ou ameaçando testemunhas, por exemplo.

Lembrando que não existe prazo para prisão preventiva, ela pode durar meses ou até anos.

A defesa de Joanita não foi encontrada para comentar a prisão preventiva.

Leia mais em Ricardo Ribeiro

Tags:
Alexandre de Moraes | Justiça | Política | stf | Vandalismo

Acessa.com - Coluna Ricardo Ribeiro

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!

COMENTÁRIOS: