A partir de 07 de abril até 30 do mesmo mês acontece a 23ª edição do concurso nacional “Comida Di Buteco”. Em Juiz de Fora, 36 butecos participam das premiações. Em 2023, o tema dos pratos será ervas e especiarias.

Segundo a organização do concurso, as ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o país, permitem apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os butecos possam explorar e abusar da criatividade.

Em 2022, o concurso atingiu números impressionantes. 900 pessoas votaram nos pratos e mais de 8 mil empregos foram gerados.

A proposta é eleger o melhor buteco e não o melhor petisco. Para isso, são observados atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. A cada edição 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o CAMPEÃO NACIONAL, O MELHOR BUTECO DO BRASIL.

50 cidades do País participam do concurso. Em Minas, além de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia, Araguari, Poços de Caldas, Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano.

Leia mais em Ricardo Ribeiro

Tags:
Buteco | Buteco comida Brasil | Comida | Cultura | Empreendedorismo | gastronomia | Macaé | Orla

Nos Bastidores - Ricardo Ribeiro

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!

COMENTÁRIOS: