SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo André Sturm é cotado para assumir a direção do MIS (Museu da Imagem e do Som) na atual gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Atualmente, o espaço cultural é comandado por Marcos Mendonça, que assumiu o posto em 2019. Ele já foi presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura.

Se concretizada, a indicação de Sturm marcaria o retorno dele à instituição. Dono do cinema Petra Belas Artes, o cineasta foi diretor-geral do MIS entre 2011 e 2016.

Sua gestão foi reconhecida por mostras interativas e que atraíram grande público, como a do Castelo Rá-Tim-Bum, em 2015.

Segundo pessoas ouvidas pela coluna, a nova secretária de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Marilia Marton, não estaria satisfeita com Mendonça na direção do museu.

O MIS, assim como o MIS Experience e o Paço das Artes, é gerido pela Organização Cultural Ciccillo Matarazzo.

Como mostrou a Folha em julho do ano passado, funcionários da organização social afirmaram que as três instituições culturais estão sofrendo um "desmonte" e reportaram falta de manutenção no prédio do edifício.

Durante reformas para aumentar o espaço expositivo, no fim de fevereiro de 2022, ocorreu um vazamento de esgoto dos banheiros, danificando itens do acervo.

Como forma de protesto, funcionários da reserva técnica chegaram a exibir vinis danificados, como se estivessem numa exposição.

À época do ocorrido, a organização social afirmou à Folha que o vazamento foi provocado pelo "rompimento de uma tubulação de mais 50 anos" e que os danos, todos pequenos, já foram reparados.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!