Cheio de remendos, Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família surge como o mais fraco da série
Emplacando clichês e requentando piadas dos outros filmes: esse é o principal tema do enredo de Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família, que se torna mais um exemplo de franquia filmes que desanda. Na verdade, um dos maiores erros dessas sequências - como é o caso aqui – é a repetição excessiva de piadas que foram o carro-chefe dos sucessos anteriores, quase que subestimando a inteligência do espectador.
A história de Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família começa com um pequeno infarto de Jack (Robert DeNiro), que o leva a pensar quem será seu sucessor como responsável pela família Byrnes. Como sua outra filha se separa, sua única alternativa é Greg Fornika (Bem Stiller), que mesmo tendo chegado ao cargo de enfermeiro-chefe no Chicago Memorial Hospital, ainda não o convence de suas capacidades. A trama se passa durante os dois dias que sucedem o aniversário dos gêmeos, Samantha e Henry, envolvendo diversos tipos de situação que vão colocar Jack e Greg, um contra o outro.
Um dos maiores incômodos do filme é que seu humor é baseado majoritariamente em trocadilhos e referências. Na verdade, suas melhores piadas ficam obsoletas devido à versão brasileira, que também não pode fazer muito melhor do que fez. Como um exemplo disso, a mãe de Greg ligando para seu celular: no identificador de chamadas do aparelho originalmente aparece Mother Focker, e na tradução para o português fica Mamãe Fornika. Ou seja, a piada funciona só em inglês.
Potencializando essas diferenças ocasionadas pela tradução, a menção ao Poderoso Chefão (The Godfather, em inglês) não obteve a mesma força na versão brasileira: para Bob, antigo genro de Jack, a tradução ficou "Poderoso Bob" quando na verdade era Bobfather. Já para Greg, "Poderoso Greg" ocupou o lugar de Godfocker.
Falhas de tradução à parte, o pior erro vem do roteiro. Abarrotado de clichês como piadas com vômitos e estimulantes sexuais o fazem previsível demais e insosso o suficiente para arrancar aquele famoso risinho sem graça, forte por obrigação e fraco por intenção.
O mal aproveitamento do elenco também fala alto em Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família. Ben Stiller precisa urgentemente se reinventar, antes de se tornar de vez outro Steve Martin em Hollywood. Não precisamos de outro, precisamos? Dustin Hoffman aparece só mesmo para constar no elenco, o que é uma pena e total desperdício. Robert DeNiro nem de longe demonstra seu potencial artístico e parece perder o fôlego para interpretar o sogro ranzinza, depois de tantas vezes encarnar papéis do tipo.
Filmes assim são bons por um único motivo: para nos lembrar das grandes figuras da comédia, como Blake Edwards, diretor e co-roteirista da franquia original da Pantera Cor-de-Rosa, que arranca risadas sinceras até hoje. E também de grandes atores do gênero, como Peter Sellers, que mesmo encarnando inúmeras vezes o personagem Inspetor Clouseau, não perdeu a veia cômica do papel.
Ficha Técnica
Entando Numa Fria Maior Ainda com a Família /Little Fockers
EUA , 2010 - 98 min
Direção: Paul Weitz
Roteiro: John Hamburg, Larry Stuckey
Elenco: Robert De Niro, Ben Stiller, Jessica Alba, Owen Wilson, Dustin Hoffman, Barbra Streisand, Blythe Danner, Teri Polo
Paula Medeiros
é estudante de Comunicação Social com participação em Projetos Cinematográficos.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!