• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Juiz de Fora celebra o centenário do Rei do Baião

    O evento pretende apresentar a música de Gonzagão para um público diversificado. Confira a programação

    Andréa Moreira
    Repórter
    7/12/2012
    Luiz Gonzaga

    No dia 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu (PE), mais precisamente na Fazenda Caiçara, nascia Luiz Gonzaga do Nascimento. Relatos de sua biografia revelam que Luiz surgiu por ser o dia de Santa Luzia, Gonzaga por sugestão do vigário e Nascimento por ter nascido no mesmo mês de nascimento de Jesus Cristo. Cem anos após o seu nascimento, o país realiza diversas homenagens ao Rei do Baião.

    E Juiz de Fora não poderia deixar de prestar sua homenagem, afinal, a cidade tem uma marca importante na carreira do músico, pois foi no município que Luiz Gonzaga conheceu Domingos Ambrósio, quando ambos serviram ao Exército Brasileiro. Ambrósio possuía grande habilidade como acordeonista e, a partir de então, o Rei do Baião começou a se interessar pela área musical.

    O relato de parte da história do país, surge de outro brasileiro, também apaixonado por forró. Danilo Oliveira Santos, conhecido como DJ Kalango, realiza eventos relacionados ao forró, um deles é a Semana Gonzagão JF, que começa nesta sexta-feira, 7 de dezembro, e segue até o dia 15 deste mês. "Sabia que Juiz de Fora também tinha que prestar sua homenagem a este grande músico. Então, resolvemos fazer várias apresentações em locais em que o forró não é tradicional, para mostrar para um público que não nos acompanha, como é esse estilo musical."

    Apaixonado por forró desde sempre, Santos afirma que começou a fazer eventos desse segmento para matar a saudade de sua terra natal, Almenara, na região Nordeste de Minas. "Minha maior recordação da infância é um terço que minha avó sempre fazia no dia do aniversário do meu pai, e lembro que sempre depois da reza começava o forró. Hoje, só temos o terço, mas a minha paixão pelo forró permanece," lembra, emocionado, o forrozeiro que vive em Juiz de Fora desde 1992.

    O organizador, ao lado do amigo Cristiano Cardoso, o DJ Cris, da Semana Gonzagão JF, afirma que Juiz de Fora possui um público fiel de forró, apesar de ser pequeno. "Antigamente, fazíamos eventos semanais, mas, com o tempo, o público foi diminuindo, então encerramos. Agora existem eventos de forró que acontecem uma vez por mês em Juiz de Fora."

    Um desses eventos é o Forrozada JF, organizado pelo cearense Willian Ribeiro Mota, morador da cidade. "Percebi que o forró estava parado em Juiz de Fora, por isso resolvi organizar eventos mensais, para resgatar o verdadeiro forró pé de serra."

    Apesar de acreditar que o forró é bem aceito pelos juiz-foranos, Mota avalia que muitas pessoas sentem vergonha de praticar o estilo musical. "Quando retornei com os eventos, primeiro queria trazer as pessoas para as escolas de dança. Acredito que consegui, pois muitos professores me falam que a procura aumentou." A Forrozada também fará parte da Semana Gonzagão JF. Confira a programação completa.

    Programação

    • 7/12 (sexta), às 23h, nos intervalos das apresentações do Só Parênt e do Arleno Farias, no Bar da Fábrica;
    • 8/12 (sábado), às 21h - Bar Lampião e Maria Bonita - avenida Presidente Costa e Silva, 1.746, São Pedro;
    • 9/12 (domingo), às 20h - Forrozada JF com Trio Nordestino ao vivo na Scenarium Escola de Dança Rua Paulo Frontin 169, Centro;
    • 12/12 (quarta), às 20h - Birosca JF - avenida Olegário Maciel 1180, Paineiras;
    • 13/12 (quinta), às 21h - Cervejaria Barbante- avenida Sr. dos Passos 153, São Pedro;
    • 15/12 (sábado), às 21h - Espaço Gentileza- rua Padre João Emílio 160, Alto dos Passos.

    Os textos são revisados por Juliana França

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.