Terça-feira, 23 de setembro de 2014, atualizada às 13h02

Coral Meninas Cantoras faz apresentação especial de 10 anos no Central

Eduardo Maia
Repórter
COral Meninas

Vozes em uníssono ou em duo de cerca de 40 meninas que provocam uma sonoridade ímpar. Com um repertório que abrange peças nacionais e internacionais, o grupo Meninas Cantoras, do Colégio Santa Catarina, pretende encantar o público neste sábado às 20h no Cine Theatro Central. A apresentação ocorre durante o encerramento do 20º Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora.

Além do compromisso de fechar o festival protagonizado por 15 corais, o grupo de meninas do Santa Catarina agrega mais um marco: completam 10 anos desde a sua criação. A professora Patrícia Guimarães conta que o processo é desenvolvido de maneira a zelar pelo conjunto, mas também pela individualidade das alunas.

"A seleção é feita anualmente, pois existe uma rotatividade. Por isso, é preciso empenho para manter o repertório, é um trabalho bem desafiador. Minha função é tratar as meninas como alunas e, às vezes, como filhas. Uma música que toca alguma delas, faz com que seja necessário conversar, sem que as outras percebam e, assim, mantendo o cuidado a cada uma das alunas", relata.

Para o concerto de sábado, Patrícia prepara junto às alunas um repertório que envolve peças que compõem óperas de Verdi e Carmen. Além delas, uma peça do folclore brasileiro, Tutu Marambá. "São composições para um coro adulto, mas a sonoridade delas é ímpar. É maravilhoso ouvir o som delas, a música se concretizando na sonoridade delas."

Formada em Canto pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), Patrícia encontrou há dez anos a oportunidade de prosseguir sua carreira de cantora lírica. "Fizemos edital de seleção no primeiro ano. Ouvimos 130 meninas e para tirar 45 foi um sufoco. Foi uma época em que eu estava quase desistindo da música e recebi este convite da Irmã Ernestina. Fui crescendo com o coro, e é um trabalho que envolve valores de família, amizade e amor", destaca.

Há oito anos, Maria Clara Brilhante, de 16 anos, integra o coro. Hoje no primeiro ano do Ensino Médio, diz que sua vontade é participar do grupo até a formatura. "Estou no Santa Catarina há doze anos, entrei com alegria de uma criança, que achava tudo muito legal, e hoje vejo que é um espaço que a gente tem para cantar, se divertir, fazer amizades. Não pretendo sair enquanto não me formar", conta.

Já para a aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, Renata Luciana, 10, a experiência motiva tanto por aprender os acordes quanto pelo envolvimento familiar. "Entrei ano passado e minha família está sempre me assistindo. Para mim, é a parte mais importante porque posso mostrar a capacidade que eu tenho. Gosto muito de musicas mais animadas. A primeira que aprendi foi Bumba meu boi, que é muito animada, e significa muito pra mim", completa.

ACESSA.com - Coral Meninas Cantoras faz apresenta??o especial de 10 anos

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!