Artesã cria feiras temáticas em Juiz de Fora
Repórter
Artesãos de Juiz de Fora e região ganham mais um espaço dedicado à exposição e venda de produtos feitos à mão. Organizado mensalmente, cada edição da Estação Artesanal JF terá uma temática diferente, conforme a data festiva que marca cada mês. Em outubro será a Estação Rosa, em comemoração a campanha mundial Outubro Rosa, de prevenção contra o câncer de mama, que será no próximo dia 15 de outubro, no Victory Business, na avenida Itamar Franco.
Além de impulsionar o comércio do artesanato, a feira vai ajudar Organizações Não Governamentais (ONGs) da cidade, com doação de produtos e incentivos aos projetos sociais. A organizadora e artesã Renatta Estevam explica que neste mês de campanha contra o câncer, a feira vai contemplar a Ascomcer, referência no tratamento da doença. “Vamos oferecer workshop para as pacientes, além de doar 100 turbantes e dois produtos de cada expositor”, destaca, lembrando que no dia 30 expositores estão participando do evento, que acontece das 12h às 19h, com entrada gratuita.
A artesã conta que a ideia surgiu da necessidade de ampliar a oferta de eventos que pudessem dar oportunidade para novos artesão de Juiz de Fora, Matias Barbosa, Ubá e Santos Domunt exporem seus trabalhos. “Também queremos dar oportunidade para quem está começando, e esta é uma forma de abrir espaço para quem tem produtos de qualidade, está parado, sem emprego, e precisa trabalhar”. Ela completa ainda que faz parte de duas feiras voltadas para produtos Afro – Encrespa Geral e Mercado das Pretas, com peças de turbante feitos a mão e brincos.
Dois workshops serão oferecidos para mulheres em tratamento contra o câncer. As aulas vão ensinar as pacientes a usar turbantes e lenços e como desenhar suas sobrancelhas. Também serão oferecidos serviços de micropigmentação, que neste caso precisa de inscrição. As interessadas podem enviar o nome e telefone para a página no Facebook da Estação Artesanal JF, que a organização entrará em contato para confirmar participação.
Para ajudar na campanha voltada para a Ascomcer, os organizadores estão recolhendo doações de tecidos de quem for visitar a feira. Caso a pessoa queira doar um produto comprado de um dos expositores, o preço também será diferenciado.
Edições
Outras edições já estão confirmadas para os próximos meses. A próxima, com tema Estação Afro, em comemoração ao mês da Consciência Negra, será no Círculo Militar. Em dezembro, será Estação de Natal, fevereiro ocorre a Estação Brechó – com peças a valores promocionais, entre outros.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!