Festa Literária de Minas Gerais reúne mais de 120 atrações em Rio Novo
A Festa Literária de Minas Gerais (FliMinas), que neste ano ocorre entre 17 e 20 de agosto em Rio Novo, a 57 quilômetros de Juiz de Fora, dá sequência ao projeto lançado pela Associação Cavaleiros da Cultura (ACC) que movimenta e atrai milhares de espectadores desde 2014. Com uma programação que traz autores das mais variadas vertentes da literatura, o evento terá mais de 120 atrações ocupando espaços diferentes em torno da Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges.
Com o tema “Tem poesia no meio do caminho”, Carlos Drummond de Andrade terá a obra celebrada e seus 30 anos de morte lembrados este ano. Mas se engana quem pensa que a escolha do homenageado aconteceu de forma aleatória. A relação de Drummond com a ACC vem de longa data. O poeta foi amigo íntimo do idealizador da Associação, o arquiteto Oscar Niemeyer e tema de duas cavalgadas organizadas pela ONG.
A exemplo das três edições da antiga Festa Literária de Rio Novo, o evento vai contemplar de forma gratuita programação para o público de todas as faixas etárias. Estão confirmadas mesas de debates, lançamentos de livros e bate-papo com diversos autores, sessões de contação de histórias, diversas oficinas nas áreas de literatura, artes plásticas, artesanato, além de exposições, espetáculos de teatro, cortejos e shows musicais.
Programação
- A rionovense Maria Luiza Varotto, estudiosa da obra de Drummond, apresentará, com convidados, no dia 19 de agosto, 14h, no Centro Cultural, "Drummond em Verso e Prosa", reunindo poesias e crônicas do autor.
- Desvendando o comportamento humano, muitas vezes escondido pela aparência, a autora e psicoterapeuta Simone Demolinari lançará “Verdade Oculta – a vida íntima das emoções”, às 15h. De maneira simples, profunda, sem conselhos e sem fórmulas prontas, a narrativa convida o leitor a uma reflexão sobre vida e ao autoconhecimento.
- Apresentando um divertido dossiê de desastres culinários sofridos por grandes chefs teremos a jornalista juiz-forana Renata Monti e o seu “Tô Frito!”. Organizado em parceria com Luciana Fróes, crítica gastronômica de O Globo, elas chegam à Rio Novo para lançamento no domingo, 20, ao meio-dia, na Tenda Drummond. No livro, 20 dos mais celebrados chefs do Brasil contam, sem qualquer pudor e com muito humor, os maiores desastres por que passaram entre mesas e fogões – alguns deles com final feliz.
- Para os jovens e amantes do gênero fantástico, Oscar Nestarez desembarca de São Paulo, dia 18 de agosto, às 9h45, Centro Cultural, para falar sobre literatura, ficção e horror. O premiado autor aproveita ainda para lançar “Horror Adentro”, sua mais recente obra, separada em treze contos que têm como eixo central as obscuridades da mente e as relações ocultas entre indivíduos, objetos e situações.
- A jornalista Tina Correia lançará, dia 20, às 14h, na Tenda Drummond, seu romance de estreia na FliMinas – Edição Drummond. “Essa Menina – de Paris a Paripiranga”, vencedor do Prêmio Permínio Asfora da União Brasileira de Escritores, vem com aplausos de monstros sagrados da literatura como Zuenir Ventura, Arnaldo Niskier e Ana Maria Machado, todos da Academia Brasileira de Letras, e outros nomes como Glória Perez e Frei Betto.
- “Mulheres na Ficção Brasileira” é o título do livro e do bate-papo, dia 19, às 13h, que a autora Helena Arruda apresentará na FliMinas. No livro, Arruda busca uma análise das personagens femininas das obras Lucíola, de José de Alencar; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Ópera dos Mortos, de Autran Dourado e Amores Exilados, de Godofredo de Oliveira Neto, tendo por objetivo analisar o impacto causado pelo universo representativo dessas personagens: Lucíola, Capitu, Rosalina e Muriel – respectivamente – e o seu papel na construção do romance brasileiro.
- Tendo um importante papel entre as artes de resistência no período da ditadura, a literatura sobre este tema também terá espaço na FliMinas. Daniela Arbex (Cova 312), Cristina Chacel (Seu Amigo Esteve Aqui) e Marília Guimarães (Habitando o Tempo) vão compor uma mesa de debates, 19, às 11h, sobre o assunto e lançarão olhares baseados em suas respectivas obras. Relatos e memórias registrados nos livros e que mostram a saga daqueles que sofreram na própria pele o lado mais obscuro dos anos de chumbo, quando os desmandos acontecidos nos porões dos quartéis eram lei no país.
Com informações da Assessoria
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!