Abertas inscrições de curtas-metragens para Festival Aos Berros
O Festival Aos Berros de Cinema e Música Independentes recebe inscrição de curtas para edição deste ano que acontece no dia 11 de novembro, no Uthopia, bairro Nova Califórnia. Os produtores podem increver seus filmes, com duração de até 15 minutos, até o dia 15 de setembro, em uma das são cinco categorias: videoclipe, ficção, documentário, animação e experimental. O edital completo para seleção dos filmes está disponível em no site.
Cada categoria vai terá um filme vencedor, a escolha será feita pelo voto do público presente no festival. Os vencedores recebem um troféu para cada categoria e todos os filmes selecionados para exibição, recebem certificado de participação no Festival.
Os critérios para a escolha dos filmes que irão ao voto do público são: temas que reivindiquem uma marginalidade próxima à cultura punk, não tendo necessariamente que ser um filme que trate diretamente do gênero punk; e ser uma produção independente, tendo pouca ou nenhuma influência de estúdios do circuito tradicional.
O Festival Aos Berros de Cinema e Música Independentes, como o nome já sugere, é uma produção 100% independente. Para se autofinanciar é cobrada uma taxa de inscrição de R$ 15. Caso o filme inscrito não seja selecionado, a taxa de inscrição é convertida em ingresso para o Festival. Além de seis mostras audiovisuais, estão confirmados shows com as bandas de punk e hardcore Consciência Suburbana (BH), Sangue nos Olhos (Ubá), e as juiz-foranas Subefeito, N.D.U. e Ghoró. Também haverá exposições de fotos, artesanato e material das bandas.
Exposições
Uma das exposições confirmadas será a de fotografias de fotógrafo Humberto Nicoline, que registrou o movimento punk em Juiz de Fora, no início na década de 80. Algumas fotos foram usadas no filme 'Botinada: A Origem do Punk no Brasil', dirigido por Gastão Moreira. Apesar do filme não mencionar a cidade. Inclusive, a própria capa do DVD do Botinada é uma foto de Humberto Nicoline tirada em Juiz de Fora. Algumas fotos também foram usadas no documentário 'Aos Berros', que deu origem ao Festival.
Outra exposição confirmada é a de artesanato de Bárbara Carvalho. Estarão expostos os trabalhos com pintura sob madeira, temas envolvendo misticismo, astrologia e xamanismo, além de pinturas a mão livre em camisas.
Festival
O Festival Aos Berros de Cinema e Música Independentes teve início em 2011 após o lançamento do documentário 'Aos Berros – Movimento Punk em Juiz de Fora', direção de Davi Ferreira e codireção de Aline Freitas e Jimmy Klaus. O filme conta a história do movimento punk em Juiz de Fora no início da década de 80 e está disponível no Youtube e no site do Festival, onde é possível o download em alta qualidade e outras informações sobre o filme.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!