Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla

Débora Sereno
30/03/04

A Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla - AAPEM - é uma instituição sem fins lucrativos, que apoia portadores da doença. A Associção oferece amparo não só no que diz respeito a médico e medicamentos, mas também em todos os aspectos psicológicos.

Clique aqui para saber o que é Esclerose Múltipla

A história da AAPEM
O marido de Deborah Aquino, diretora e fundadora da AAPEM, foi diagnosticado com Esclerose Múltipla em 1998. Junto com o choque e a insegurança, vieram as dificuldades. Os medicamentos, que são controlados pelo governo, não estavam disponíveis nas farmácias. Enquanto aguardavam alguma iniciativa, o marido acabou tendo outro surto. A solução encontrada foi se expor na mídia e fazer barulho. "Só assim consegui o medicamento. Mas me senti humilhada".

A coragem de Deborah (foto o lado) acabou servido de exemplo para outras famílias. Ela passou a ser procurada por pessoas que passavam pelas mesmas dificuldades e decidiu que era hora de unir forças.

Em julho de 2001, surgia a AAPEM. As primeiras reuniões da associação aconteceram na sala da casa de Deborah, que hoje se diz orgulhosa do resultado. " A AAPEM possibilita uma troca de experiências e o trabalho da associação faz com que muitas dúvidas sejam esclarecidas", afirma Deborah.

As atividades da AAPEM

Três anos depois, a sede da associação agora funciona em duas salas cedidas pelo médico e colaborador Glaucio Franco. Atualmente, a AAPEM atende a 58 pessoas que recebem apoio psicológico, emocional, médico e, quando necessário, até financeiro.

Todo o trabalho desempenhado pela fundação é feito por voluntários. A instituição conta com a colaboração de psicólogos, assistente social, fisioterapeutas, naturopatas, acupunturistas, professor de yoga e outros diversos profissionais liberais. Muitos dos quais atendem aos assistidos em seus próprios consultórios. "A nossa sala é pequena, no dia da fisioterapia tem gente fazendo exercícios em todos os cantos".

Loja da AAPEM na Rua Halfeld Por esse motivo, para 2004 já foram traçados grandes objetivos: adquirir um automóvel, que será utilizado no transporte do associados, e conseguir a tão sonhada sede própria. "Com uma sede maior, poderíamos concentrar todas as atividades em um único local. Todos seriam beneficiados."

A instituição oferece também um série de atividades para os seus associados, como as oficinas de artes plásticas, trabalhos manuais e artesanato em geral. Os trabalhos produzidos nas aulas são expostos em um loja no Calçadão da Rua Halfeld. A renda obtida com a venda desses produtos é revertida para patrocinar as atividades da instituição .

Para se manter ativo


Teresa Christina de Souza Raposo Teresa Christina de Souza Raposo (foto ao lado), conta que sofreu diversos surtos até ter a doença diagnosticada, há 16 anos, numa época em que se sabia ainda menos sobre a sua condição. Decidida a seguir em frente com sua vida, Teresa continuou a trabalhar e a conviver com os surtos da melhor forma possível.

Em 2001, a doença lhe tirou a liberdade de ir e vir. "Tive paralisia nos pés, não podia me locomover e entrei em depressão". Agora, já recuperada da paralisia, ela conta que encontrou na AAPEM forças para sair da depressão. "No início fiquei com receio de participar das reuniões".

Hoje, Teresa considera a associação sua segunda casa. A vontade de voltar a lecionar é suprida nas aulas de artesanato, onde ela se destaca como professora. Voltei a me senti útil de novo. "Me olho no espelho e vejo que mudei 1000%. Estou feliz."

Como ajudar

A Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla de Juiz de Fora recebe doações em forma de dinheiro, roupas, alimentos, medicamentos, entre outros. As doações podem ser feitas diretamente no local, na Avenida Rio Branco, 2679 sala 1114.

Para mais informações, visite o site www.aapem.com.br ou ligue para 3236-5206.

Leia mais
  • O que é Esclerose Múltipla?