Quarta-feira, 26 de dezembro de 2007, atualizada dia 04/01/2008, ?s 11h40

Hemominas registra queda de doa??o de sangue no per?odo de f?rias e lan?a campanha para estimular a doa??o


Marinella Souza*
Colabora??o

O estoque de sangue do Hemominas sofreu uma queda de mais ou menos 35% no ?ltimo m?s. Para tentar recuperar esse estoque e atingir a m?dia de 150 doadores por dia, o hemocentro de Juiz de Fora est? planejando uma campanha para o per?odo de f?rias.

Com o nome 'Na rota do per?odo de f?rias uma parada para a solidariedade. Doe Sangue', a campanha pretende alertar os cidad?os para a import?ncia da doa??o em um per?odo que o ?ndice de acidentes tende a aumentar.

A respons?vel pela capta??o de doadores do hemocentro de Juiz de Fora, Ana Elisa Alvim, entende a queda na doa??o. "? uma queda sazonal, que sempre acontece em dezembro e janeiro porque as pessoas est?o envolvidas com as festas de fim de ano e as f?rias", explica.

Apesar de entender o per?odo ser conturbado, Ana Elisa espera que a campanha consiga despertar a solidariedade das pessoas nessa ?poca. "? muito importante que todo cidad?o saiba que muitas vidas dependem desse estoque", diz.

A Campanha ter? in?cio no pr?ximo dia 07 de janeiro, com uma panfletagem educativa no Terminal Rodovi?rio Miguel Mansur, das 09h ?s 11h e das 14h ?s 17h. Essa mobiliza??o pretende conscientizar as pessoas que est?o saindo e chegando na cidade da import?ncia de doar sangue nesse per?odo.

Al?m disso est? previsto a distribui??o de cartazes em ?nibus urbanos, academias de gin?stica e ag?ncia de viagens bem como o envio da mala direta aos doadores j? cadastrados.

Crit?rios para a doa??o de sangue:

  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Ter entre 18 e 65 anos;
  • N?o ter tido hepatite ap?s os 10 anos de idade;
  • N?o ter sido vacinado contra a gripe nos ?ltimos 30 dias;
  • Estar bem de sa?de
  • Outros crit?rios ser?o avaliados no ato da entrevista a fim de garantir que o sangue doado esteja em condi?es aptas para salvar vidas.

    Al?m disso, a pessoa deve estar munida de documento original de identidade com foto dentro do prazo de validade.

    *Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF