Dezesseis crianças, adolescentes e jovens atendidos no Programa “Gente em Primeiro Lugar” participam da 2ª Batalha Virtual de Danças Urbanas que estreia nesta quarta-feira, 16, e segue até o dia 30. O evento será realizado em ambiente virtual, com postagens das coreografias concorrentes no feed e votação popular no story do Instagram @genteemprimeirolugar. Os vencedores serão definidos exclusivamente pelo voto do público, após as quartas de final e a semifinal.
Os participantes vão batalhar em duas categorias: “Kids” e “Juvenil/Adulto”, com oito participantes cada. Todos os competidores encaminharam vídeos gravados em ambiente doméstico, com duração máxima de um minuto cada, criando coreografias autorais, a partir de músicas de hip-hop e all style, indicadas pelos articuladores culturais do programa.
De acordo com a coordenadora de Dança do “Gente em Primeiro Lugar”, Mônica de Assis Louredo, a batalha ajuda a fomentar a cidadania, além de ser uma oportunidade para que os integrantes das oficinas de dança possam exibir seu aprendizado. “A ideia é trabalhar a competição de forma saudável e possibilitar trocas no ambiente da dança. O trabalho feito pelos articuladores visa ao crescimento dos participantes, buscando propor uma quebra de padrões e bloqueios internos, como vergonha, insegurança e baixa autoestima.” O articulador cultural Elder Oliveira analisa que nessa atividade, “a maior competição não é com os outros, mas consigo mesmo.”
O Programa “Gente em Primeiro Lugar” é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa, com gestão da Associação Cultural Arte e Vida (Acav). Trata-se de uma política pública que aposta na cultura para promover transformação social e construir cidadania.
Com informações da PJF
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!