Estoque do Banco de Leite está 50% abaixo da média em Juiz de Fora
Repórter
O estoque do Banco de Leite da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) está operando 50% abaixo da média desde o mês de dezembro, devido ao baixo número de mães doadoras que têm comparecido ao local. De acordo com a coordenadora da unidade, Bernadete Oliveira, o número mensal de 60 doadoras caiu para 27 no mês de dezembro e, na primeira semana de janeiro, apenas três mulheres realizaram a ação.
"Nesta época do ano, é comum vivermos esse tipo de situação, pelo fato de muitas famílias viajarem e algumas mulheres estarem de férias. Contudo, o número de crianças internadas necessitando de leite não diminui e acabamos tendo que priorizar os casos mais urgentes. Fazemos um grande apelo neste momento, porque a vida delas depende da doação", alerta Bernadete.
O Banco de Leite atende a bebês internados em UTI's neonatais da cidade e de toda a região, o que totaliza cerca de 15 unidades. Segundo Bernadete, o banco conta com uma média de 50 litros no estoque, sendo que o ideal era ter cerca de 100 litros. O leite recebido é analisado, tratado e pasteurizado, para depois ser destinado às crianças.
- Dia do Atleta é comemorado com doação de sangue em JF
- JF carece de políticas públicas que atendem à população idosa
Para doar
As mães que estão amamentando e têm excesso de leite podem realizar a doação. "Nós buscamos o leite já coletado na casa da pessoa uma vez por semana e fornecemos o frasco esterilizado, que deve ser retirado aqui no Banco de Leite." Para se cadastrar como mãe doadora é só ligar para o Disque Amamentação (32) 3690-7436. O Banco foi transferido para a rua São Sebastião 772/776, 3° andar, Centro, nas instalações do Departamento de Saúde da Criança e Adolescente e funciona de 8h à 12h e de 13h às 17h.
Os textos são revisados por Juliana França
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!