BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O nome da economista Esther Dweck ganhou força nos últimos dias para assumir a nova pasta que será criada especificamente para gestão.
Durante o governo Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016, ela atuou no Ministério do Planejamento como secretária de Orçamento Federal.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve definir nesta semana mais nomes para ministérios.
O petista aguarda a tramitação da PEC no Congresso e também a finalização do julgamento envolvendo as emendas de relator no Supremo. Após pedido de vista, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu o julgamento, com cinco votos pela inconstitucionalidade das emendas de relator e quatro pela manutenção do mecanismo desde que sejam cumpridas uma série de regras.
Apenas cinco nomes foram anunciados até o momento. Lula divulgou que seu governo terá 37 ministérios.
A lista com o nome das pastas ainda não foi divulgada. Um ministério será criado para a pesca.
Já a Economia ainda será fatiada em Fazenda, Indústria e Comércio, além de Planejamento e uma pasta específica para gestão.
Durante as reuniões de transição, foi defendida a ideia de separar a gestão orçamentária e de pessoal (as atividades de curto prazo) da elaboração de projetos e políticas públicas com visão de longo prazo.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!