SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O fundador da Daiso, Hirotake Yano, morreu na última segunda-feira (12) aos 80 anos, segundo comunicado divulgado hoje pela rede varejista.
Empresa expressou "gratidão profunda" pela "gentileza" do fundador. "Como o velório e o funeral foram realizados apenas para a família, decidimos informá-los do falecimento somente após a cerimônia de sepultamento", afirmou a Daiso.
Loja diz que vai recusar homenagens prestadas a Yano. Segundo a empresa, esse pedido foi feito pela família do fundador da Daiso. A loja diz que não vai atender ligações ou receber flores e cartas de condolências.
PRECURSOR DO MODELO DE PREÇO ÚNICO NO JAPÃO
Hirotake Yano foi fundador e presidente da empresa de capital fechado Daiso Sangyo. A rede de lojas se autodenomina "país das maravilhas das compras", com Yano sendo um dos primeiros lojistas do Japão a adotar o modelo de preço único.
A trajetória de Yano até o empreendedorismo foi turbulenta. Depois de se formar pela Universidade Chuo, em Tóquio, ele navegou por vários empregos diferentes, como o comando da empresa de pesca de seu sogro até a falência do estabelecimento, segundo o site da Daiso.
O empresário começou a vender mercadorias na traseira de um caminhão em 1972. Ele teve a ideia de começar a cobrar 100 ienes por todas as mercadorias para economizar o tempo que levava para etiquetar os itens. O empresário incorporou a Daiso, cuja tradução é "criar algo grande", em 1977.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!