Sinto-me travado em minha empresaAté onde podemos mudar a cultura organizacional
Diversos profissionais se queixam durante os cursos de liderança a respeito da sensação de impotência e desânimo frente à cultura das empresas para as quais trabalham.
De fato, sozinho, um profissional não consegue imprimir uma "nova cara" ao ambiente de trabalho. É preciso que aconteça a adesão de diversos profissionais e, acima de tudo, da alta liderança.
Toda evolução organizacional precisa acontecer em um movimento que costumo chamar de "mão-dupla". Afinal, o sonho de todo líder é ter em sua equipe, profissionais proativos com foco na solução e o sonho de todo profissional é ter um líder que o apoie, troque ideias e faça a mudança acontecer.
Considera-se a cultura de uma empresa o modo como as pessoas pensam e agem. São as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos gerais. Imagine o que é necessário para que aconteça a inovação dentro das empresas? Exato, é preciso que haja abertura para a mudança de sua cultura, seus hábitos. E é justamente aí que entra a alta gestão, fazendo-se valer de sua autoridade para alinhar os anseios, as ideias e as atitudes de seus profissionais. Uma empresa só se torna forte através do respeito mútuo que facilita a comunicação e a geração de respostas rápidas e eficientes. Profissionais com pouco acesso a informação, sensação de impunidade ou mesmo o oposto que é o medo de punição, não se envolvem, sentem-se travados e subutilizados pela empresa.
Veja algumas ferramentas que todo líder deve utilizar para fortalecer e estimular a evolução da cultura organizacional:
- Fazer com que todos os colaboradores (funcionários) tenham acesso aos objetivos da empresa;
- Criar oportunidades para relembrar os valores e objetivos. Ex.: reuniões mensais, eventos etc.;
- Implantar canais de comunicação interna e fazer com que ela aconteça de forma simples e aberta;
- A alta liderança deve incentivar a busca por novos métodos de trabalho e disseminar a ideia de que erros podem fazer parte de um processo de aprendizado e melhoria;
- Garantir a firmeza e a consistência na gestão de pessoas, impedindo que o favoritismo faça parte dos critérios de seleção e promoção.
Toda empresa que está se deparando com a necessidade urgente de mudanças para se adequar à competitividade do mercado deve rever constantemente a sua cultura, ou seja, o "jeito como nossa equipe trabalha e persegue objetivos." Este é um desafio constante: sem a visão e o apoio contínuo da alta liderança, as mudanças são parciais e sem grande efeito. Fique atento à empresa em que você trabalha. Se as ferramentas existem, faça uso delas. Envolva-se, informe-se, pare de se queixar e busque alternativas. Se achar que as coisas não estão evoluindo, sugiro que você busque um lugar melhor para se trabalhar. A acomodação é, sem dúvida, a pior escolha. Mais cedo ou mais tarde, o mercado de trabalho irá lhe apresentar esta conta para você pagar. Vá em frente e faça escolhas conscientes e planejadas!
Elizabeth Soares
Psicóloga e Coach-Executiva
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!