Pism da UFJF abre mais de 1.400 vagas
O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2017 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 1.189 vagas em 59 cursos no campus de Juiz de Fora e outras 250, em dez opções de graduação em Governador Valadares. Pela primeira vez, o edital - que já está disponível - será único, contemplando também o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição.
Apenas no terceiro módulo do Programa será necessária a indicação do curso escolhido pelo candidato. Para o resultado final da seleção, são consideradas as notas obtidas pelo candidato nos três módulos do Pism, que possuem pesos diferentes: o Módulo I tem peso 2, o Módulo II tem peso 3 e o Módulo III, peso 5.
A pró-reitora destaca, ainda, que o candidato deve ter especial atenção ao edital e se apropriar de informações para se inscrever no processo seletivo; a isenção da taxa de inscrição, os prazos, datas, horários e locais das provas devem ser bem observados.
As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro (domingo e segunda-feira, respectivamente), nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda. Candidatos que possuem necessidades de atendimento especial devem assinalar o item referente a essa demanda ao preencher o formulário de inscrição.
No terceiro módulo do Pism o candidato que zerar qualquer um dos conteúdos será excluído do processo.
Inscrições e pedido de isenção da taxa
As inscrições devem ser feitas, pela internet, do dia 8 de setembro até as 15h do dia 7 de novembro. Para participar do Pism, o candidato deverá inscrever-se no módulo correspondente ao ano que estiver concluindo no Ensino Médio. A inscrição só será deferida e efetivada após o pagamento do boleto bancário, que deve ser quitado até as 20h do dia 7 de novembro exclusivamente no Banco do Brasil. Não correntistas devem estar atentos ao horário de expediente bancário.
Para pedir isenção da taxa de inscrição – que é de R$110 – o candidato deverá acessar o site do Processo e preencher o formulário socioeconômico, do dia 8 de setembro até o dia 30 do mesmo mês.
Podem requerer a isenção alunos de escola pública que apresentarem nível de escolaridade compatível com o Módulo do Pism para o qual deseja se inscrever. Alunos que tiverem cursado algum ano do Ensino Médio em escola particular com bolsa integral e possuírem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio também não precisam pagar a taxa de inscrição. Orientações para estes casos estão previstas no edital.
O resultado do processo de isenção estará disponível, na internet, a partir das 15h do dia 7 de outubro. O candidato que tiver o pedido deferido precisa simplesmente verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição para a garantia de que a inscrição foi efetivada. Já os que tiverem o pedido indeferido precisam gerar a Guia de Recolhimento da União e efetuar o pagamento da taxa.
O comprovante definitivo de inscrição, prova do deferimento e efetivação da inscrição em quaisquer dos
módulos, deve ser impresso a partir das 15h do dia 5 de dezembro de 2016 e até a véspera do início das provas (10 de dezembro de 2016).
Curso de Arquitetura e Urbanismo deixa de exigir provas de habilidade específica
Outra novidade é a extinção da prova de habilidade específica para o ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo. A partir de 2017, apenas os cursos de bacharelado e licenciatura em Música exigirão testes de habilidade específica para o ingresso.
Das vagas destinadas para o Módulo III, 50% delas ficam reservadas, em cada um dos cursos, para os egressos de escolas públicas. O Pism contempla 30% das vagas oferecidas pela UFJF, sendo metade deste percentual reservado a alunos cotistas. As demais são distribuídas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição efetivada no Módulo III do Pism não exclui a participação do candidato no Sisu.
Com informações da UFJF
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!