A rela??o das crian?as com os meios de comunica??o Educadores e fam?lia precisam colocar limites na rela??o da crian?a com a TV

Thiago Werneck
Colabora??o
22/05/2007

Educar os filhos sem deixar que eles se influenciem pelos maus exemplos da televis?o. Fazer prevalecer os ensinamentos de fam?lia, do professor contra os dados passados pela entretenimento da TV ou dos meios de comunica??o. Um desafio para os pais e tamb?m para as escolas. O tema ? discutido na IV Semana da Arquidiocese de Juiz de Fora, com o tema: "As crian?as e os meios de comunica??o: um desafio para educa??o".

Hoje, ? comum que m?es e pais passem mais tempo trabalhando do que em casa. Por isso a escola passa a ter papel fundamental nessa hist?ria. A professora da Faculdade de Educa??o da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Eliane Borges (foto abaixo) destaca que o educador deve levar a crian?a a refletir e trazer situa?es abordadas na TV para dentro da sala de aula. "A escola assim como a fam?lia deve mediar essa rela??o crian?a e TV. T?m que discutir o assunto com a crian?a, tentar faz?-la pensar se o que est? na TV ? mesmo o certo", destaca.

Importante lembrar que a TV tamb?m educa para o bem, mas, na maioria das vezes, seu conte?do ? inadequado para as crian?as. Mas n?o h? um modo de proibir a crian?a de ver uma programa??o. O ideal ? ocupar o tempo delas com outras atividades. "? importante os pais darem aten??o para crian?a, fazer com que elas brinquem com os amigos, contar hist?rias e sempre conversar para que elas n?o absorvam o que v?em na TV como verdade absoluta", observa Eliane.

Conhecimento da linguagem

Segundo a professora, quanto mais conte?do e quest?es a escola discutir com a crian?a, melhor ela vai poder questionar os fatos que v? na TV. Deixar uma filho alienado em rela??o ? televis?o e tamb?m ? internet ? prejudicial, pois restringe os contatos humanos. "? o que eu chamo: tempo de m?quina. Quanto menor ele for, mais a crian?a tem a ganhar. Levar essa discuss?o da m?dia para sala de aula ? cada dia mais importante. Claro que o aspecto de abordagem tem que variar de acordo com a idade, mas fazer com que elas pensem sobre o que est?o assistindo ? fundamental", destaca a professora.

Eliane Borges O que n?o pode acontecer de forma alguma ? a crian?a ficar horas sozinha na frente da TV ou do computador. "A TV s? apresenta os assuntos, n?o reflete. Criar uma crian?a com essa educa??o ? um risco. Porque o grande objetivo ? o consumo, a? ? que entra o papel do educador. O professor percebe quando uma crian?a est? falando algo da TV e nesse ponto ele deve intervir e gerar a reflex?o", refor?a Eliane.

Para que isso aconte?a, o profissional tem que estar preparado e entender da linguagem televisiva. O professor deve buscar informa??o nas m?dias, saber como ela costuma recortar as not?cias e como ela influi no mundo do consumo e dita costumes. Para Eliane, hoje, os educadores sempre t?m que estar preparados para esse desafio. "O professor tem que conhecer a realidade dos meios de comunica??o e ser cr?tico em rela??o ao conte?do que eles passam", ressalta.

Mesmo que a TV n?o seja a ?nica respons?vel por essa situa??o, as novelas, principalmente, s?o apontadas como um dos fatores fundamentais para o que acontece hoje. Eliane destaca um estudo que fez sobre uma novela das 19h, da rede Globo, Kubanacan. "Durante toda a novela, o personagem principal, al?m de andar sem camisa o tempo inteiro, teve 32 amantes. Algo inadequado para uma crian?a acompanhar", relata.

De acordo com Eliane s?o poucas as escolas que est?o preparadas para isso e mesmo quando est?o. A coordenadora pedag?gica de uma escola infantil da cidade, Daniele Paix?o da Silva, diz que tenta sempre promover o di?logo com os pais sobre esse assunto, porque namoros e palavr?es entre as crian?as t?m ficado comuns. "Uma m?e me relatou que um filho de dois anos a xingou, sem nem mesmo saber o que estava dizendo. Al?m disso, ? comum ver crian?as novinhas j? falando em namorar entre si. Nossa escola tem tentado ajudar para mudar esse quadro", relata.

Daniele ressalta que os pais devem restringir o tempo dos filhos na TV e mostr?-los tamb?m a import?ncia de se fazer um dever de casa. "As crian?as t?m que aprender valores desde cedo. O pai tem que saber ensinar e n?o pode deixar de castigar o filho quando ele comete um erro. Nosso papel tamb?m ? acolhedor e por isso tamb?m ajudamos na educa??o da crian?a, mas colocar limite nos filhos ? essencial e responsabilidade da fam?lia", completa.

*Thiago Werneck ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora