• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Nome do Colunista Nícea Helena Nogueira 31/03/2016

    Trabalhos acadêmicos sem dificuldade: Participação em Eventos Científicos

    Participar de um evento científico pode ser uma oportunidade excelente para melhorar a sua pesquisa acadêmica, pois você vai ficar mais informado e conhecer novas pessoas, aumentar o seu networking, na sua área de atuação. No vídeo logo abaixo desta Coluna, você vai encontrar dicas sobre a sua participação nesses eventos chamados de congressos, seminários, jornadas, simpósios e colóquios. O que vai diferenciar o tipo de evento é a duração e a organização de cada um. Um congresso é um evento mais longo, com 4 dias ou mais geralmente, e centenas de participantes são esperados para debaterem uma série de temas dentro de uma mesma área de conhecimento. Já os seminários e as jornadas duram menos tempo e os temas são mais específicos, além do público ser menor. Para um simpósio, espera-se que haja a apresentação de várias mesas de debates (mesas redondas) que reúnem especialistas de áreas afins com um aspecto em comum entre suas pesquisas. O colóquio reúne um grupo menor de pessoas e, na maior parte das vezes, não dura mais de dois dias. O que importa é que todos são oportunidades de conhecer o que está sendo pesquisado em uma determinada área e também de divulgar o seu trabalho acadêmico. Confira as nossas dicas!


    Nícea Helena Nogueira é revisora de textos acadêmicos. Doutora em Letras pela UNESP-São José do Rio Preto, SP. Professora de Inglês e Literaturas de Língua Inglesa da Faculdade de Letras da UFJF. Coordenadora Geral do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) da UFJF. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi Professora Titular e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e Diretora do Centro de Pesquisa na mesma Instituição. Lecionou, também, na Faculdade Suprema, na Unipac e na Faculdade de Direito do Instituto Vianna Júnior. Autora do livro Laurence Sterne e Machado de Assis: a tradição da sátira menipéia, entre outras publicações. Professora de Metodologia de Pesquisa desde 2000.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.