Mercado promissor para os cuidadores de idosos

Por

Mercado promissor para os cuidadores de idosos Envelhecimento da popula??o vai gerar aumento na procura por cuidadores de idosos. Em JF, pessoas acima de 72 anos correspondem a 10% da popula??o

Priscila Magalh?es
Rep?rter
23/09/2008

O envelhecimento da popula??o brasileira, que tamb?m ? percebido em Juiz de Fora, ? apenas um dos fatores que est? provocando aumento na procura pelos cuidadores de idosos.

Na cidade, j? s?o 52 mil pessoas com idade acima de 72 anos, o que corresponde a 10% da popula??o. Em todo o Brasil o n?mero ? de 17 milh?es, segundo o geriatra e presidente da regional Minas Gerais da Associa??o Brasileira de Alzheimer, M?rcio Borges.

Al?m do envelhecimento da popula??o, o m?dico tamb?m cita o aumento da expectativa de vida como fator determinante para impulsionar este mercado profissional. Um beb? que nasce hoje, em Juiz de Fora, deve chegar quase aos 80 anos, se for mulher, e aos 70 anos, se for do sexo masculino.

A tend?ncia ? que a maioria desses idosos seja independentes, com autonomia completa. Entretanto, uma porcentagem vai perder a autonomia em fun??o das chamadas doen?as da longevidade, como o alzheimer, problemas card?acos e o parkinson, e a acidentes considerados s?rios, como atropelamentos e quedas seguidas de traumatismo craniano. "Essas doen?as e acidentes causam mais depend?ncias e necessidades de assist?ncia", diz o m?dico.

Ele prev? que em 15 ou 20 anos, a popula??o idosa v? dobrar. "Em Juiz de Fora, vamos chegar a cem mil muito f?cil", ressalta. E a tend?ncia ? que a profiss?o de cuidador acompanhe esse crescimento. "Nos pr?ximos 15 anos este mercado vai crescer bastante", completa.

Borges explica que h? tr?s tipos de cuidadores de idosos. No primeiro grupo est?o os familiares, que deixam suas atividades de lado para cuidar dos pais ou m?es. Depois, v?m os profissionais, que, geralmente, s?o da ?rea de sa?de. O terceiro grupo ? o dos leigos, que j? possuem uma certa experi?ncia e fazem um curso de cuidador.

Maria do Carmo de Almeida Lima ? um exemplo desse ?ltimo tipo de profissional citado pelo m?dico. Cuidadora h? cinco anos, ela trabalha em um abrigo da cidade, onde vivem 122 idosos. Apesar de estar na ocupa??o durante esses anos, s? h? dois ? que ela decidiu fazer o curso. A ocupa??o foi escolhida pelo fato de ela se sentir ? vontade perto deles. "Gosto deles e de trabalhar com eles", diz ela. Maria do Carmo os auxilia na hora do banho, da alimenta??o, do medicamento e nos passeios.

"Eles gostam muito de conversar e a gente faz o poss?vel para que eles n?o se sintam sozinhos", explica. E a aten??o especial deve ser dada de forma diferente a cada um deles. "Cada idoso tem uma necessidade diferente e precisa de determinada ajuda", diz.

A cuidadora n?o v? dificuldade em trabalhar com as pessoas idosas. "Eles n?o d?o muito trabalho", comenta Maria do Carmo. No abrigo onde ela trabalha, a maioria deles leva vida normal. Eles andam e se divertem nas aulas de gin?stica e com os jogos de sinuca. A aten??o dada a eles tamb?m promove benef?cios ? pr?pria cuidadora. Ela garante que o aprendizado vale a pena. N?o tenho pressa para viver".

Mais sobre Cuidador de Idosos

O trabalho de cuidador de idosos n?o ? definido como profiss?o. Ele ? considerado uma ocupa??o. Ela ? registrada no Minist?rio do Trabalho e Emprego (MTE) e suas fun?es s?o definidas pela Classifica??o Brasileira de Ocupa?es (CBO).

A ocupa??o ? considerada um trabalho dom?stico. Por isso, as garantias que o profissional t?m s?o as mesmas para o trabalhador dom?stico. "A diferen?a ? que na hora de assinar a carteira de trabalho, deve-se colocar o c?digo da ocupa??o, de acordo com o CBO, e a fun??o", explica o presidente da Associa??o de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais (ACI), Jorge Roberto Afonso de Souza Silva.

Assim como o geriatra M?rcio Borges, o presidente da associa??o tamb?m ? a favor da qualifica??o dos cuidadores. "Os asilos j? exigem profissionais qualificados e algumas fam?lias tamb?m", diz Silva. Para o m?dico, quanto mais informa??o, melhor para os idosos. "Defendo a forma??o e a informa??o aos cuidadores. Com isso, o trabalho fica mais f?cil, principalmente em caso de doen?as", diz ele, que oferece cursos pela internet.

Segundo Silva, o MTE exige que os cuidadores tenham completado, no m?nimo, a 4? s?rie do ensino fundamental, sejam maiores de 18 anos, saibam ler e escrever. "Tamb?m ? importante que eles gostem de idosos, tenham paci?ncia, carinho e aten??o", completa.

O curso oferece qualifica??o b?sica, com aulas pr?ticas e te?ricas acompanhadas e ministradas por profissionais de v?rias ?reas. O oferecido pela ACI tem a dura??o de 60 horas/aula. Na parte te?rica, os futuros cuidadores aprendem no?es de fisioterapia, nutri??o, terapia ocupacional, psicologia do idoso, assist?ncia social e enfermagem.

A parte pr?tica acontece nos asilos, onde os alunos s?o acompanhados por profissionais. Eles ajudam a trocar a fralda, dar banho, alimenta??o e acompanham nas caminhadas. Silva diz que n?o existe hor?rio de trabalho definido. Tudo depende da necessidade das fam?lias e dos idosos.

O presidente da ACI diz que de janeiro a agosto deste ano a procura por cuidadores de idosos cresceu 26%, se comparado ao mesmo per?odo do ano passado. "O mercado est? exigindo mais e as fam?lias est?o tendo acesso aos profissionais de forma mais f?cil, por meio de institui?es", diz ele, que j? cadastrou 1.200 profissionais qualificados na associa??o.