Com três anos, ela teve seu primeiro contato com o ballet e se apaixonou de cara pela dança. Aos oito, já sabia que dançar seria sua profissão e, hoje, aos 16 é a única brasileira integrante da escola da Ópera de Paris, na França. Estou falando da juiz-forana Luciana Sagioro. Com certeza você já ouviu, ou leu, esse nome por aí. E prepare-se para ouvir, e ler, muito mais! Luciana está de malas prontas para dançar pelos palcos do mundo inteiro!
Em 2022, Luciana participou do Prix de Lausanne, uma das competições de dança mais importantes do globo, e conquistou o terceiro lugar. No Prix ela recebeu oito bolsas de estudos para diversas escolas do mundo e escolheu a Ópera de Paris. "O Prix de Lausanne significou muito pra mim, porque foi através dele que as portas do exterior se abriram. Eu me sinto extremamente lisonjeada e muito grata pela oportunidade de ser, atualmente, a única brasileira integrante da escola da Ópera de Paris", conta a bailarina.
Criada em 1669, na época do reinado de Luís XIV, o Ballet da Ópera de Paris é uma verdadeira instituição do meio da dança clássica e objeto de desejo de bailarinos do mundo inteiro. E o que Luciana espera desse desafio? Aprender, e muito, nesse período. "A minha maior expectativa é aproveitar muito e absorver o máximo possível os ensinamentos na Ópera de Paris, poder aprender com mestres renomados e reconhecidos no meio da dança e aproveitar essa grande oportunidade que me foi dada. Num futuro mais distante, sonho e pretendo ser etóile da Ópera de Paris, que é o cargo mais cobiçado da dança".
Um dos momentos mais marcantes da carreira de Luciana foi entrar para a tão renomada Ópera de Paris? Não. De acordo com a bailarina, o passo mais importante da sua trajetória foi conseguir voar. Com o apoio dos pais, ainda criança, Luciana se mudou para outra cidade para investir na dança. "Com certeza, um momento que marcou muito a minha carreira, foi quando meus pais me permitiram mudar pro Rio de Janeiro em busca dos meus sonhos. A partir dali foi o primeiro passo que dei para me desenvolver nessa carreira".
O caminho que Luciana está trilhando na dança só aconteceu graças ao apoio da família. Ela relata a importância dos pais e das irmãs em sua vida e, principalmente, nesse momento de mudança para outro país. "A minha família é a minha base, minha estrutura, são meus maiores incentivadores e apoiadores que me permitem sonhar. Se não fosse eles, nem metade do que aconteceu teria sido possível".
Luciana parte rumo à Paris, na França, dia 22 de agosto e nesse momento de partida ela vive um mix de emoções. "Eu acho que na hora da partida temos um mix de emoções, mas tem dois sentimentos que me dominam mais: o aperto no coração é o mais forte, por deixar a minha família aqui, que é um pedaço de mim, minhas irmãs e meus pais; e o segundo é o sentimento de realização profissional, aquele desejo de chegar logo para desfrutar de tudo e iniciar essa nova fase da minha vida e da minha carreira".
Para quem quer trilhar o mesmo caminho que Luciana e se inspira em seu carisma e dança, ela deixa uma mensagem. "Nada é impossível pra quem sonha. Se você não sonhar, quem vai sonhar por você? Quem vai acreditar nos seus sonhos por você? Muitos obstáculos vão aparecer no caminho, mas têm que lembrar e acreditar que o seu sonho é maior do que tudo isso".
Tags:
Opera de Paris
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!