RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Membros da delegação da seleção brasileira ainda não receberam parte da premiação da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. O repasse da verba é feito pela CBF, com dinheiro enviado pela Fifa.

O QUE ACONTECEU

A CBF ainda não fez o depósito total do valor referente à classificação até as quartas de final da Copa.

Os jogadores já receberam, mas há membros da comissão técnica que esteve no Qatar e responsáveis por outras funções na seleção que não viram o dinheiro cair na conta até o momento, segundo a reportagem apurou.

Nessa situação, estão profissionais já demitidos. A CBF diz que seus prestadores receberam o valor completo, mas a reportagem apurou que há casos em aberto.

O fato de o montante só ter aparecido cerca de três meses depois do Mundial desagradou alguns jogadores.

A CBF diz que houve uma demora da Fifa e nega atraso na sua parte do processo. Ela alega ainda que antecipou parte do dinheiro aos jogadores, na comparação com o dia em que a Fifa fez o repasse.

A entidade afirma também que quitará as pendências na folha deste mês, que é paga no dia 30.

O QUE A CBF ALEGA

"O questionamento apresentado pela reportagem não corresponde à verdade. Na ocasião do compromisso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com a comissão técnica e jogadores, relativo à premiação da campanha na Copa do Mundo, ficou estabelecido que, no momento em que a FIFA repassasse a cota correspondente à CBF pela atuação da Seleção Brasileira na competição, o valor seria destinado diretamente aos jogadores e comissão técnica.

Porém, como o processo por parte da FIFA teve uma demora além da prevista, a CBF antecipou o pagamento para os jogadores para o dia 2 de março, ou seja, há 18 dias. Posteriormente, no dia 10 de março, a FIFA fez o repasse dos recursos. E, no mesmo dia 10, todos os prestadores de serviço que participaram da Copa do Mundo receberam os valores devidos.

Já os ex-funcionários da CBF, que fizeram parte da comissão técnica, terão os valores correspondentes à premiação pagos na folha de março da entidade, considerando todos os tributos referentes a esse pagamento, como rege a legislação trabalhista brasileira. Portanto, não há mais qualquer pendência por parte da CBF no que diz respeito ao pagamento referente à Copa do Mundo".

DE ONDE VEM A PREMIAÇÃO

A CBF tem direito a US$ 17 milhões (R$ 89 milhões) pelo fato de o Brasil ter chegado às quartas de final ?o Brasil parou na Croácia, nos pênaltis.

Parte desse dinheiro é distribuído entre os membros da delegação, segundo os moldes acordados antes do Mundial com os integrantes do grupo da seleção.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, disse ao UOL durante a Copa que houve definição dos percentuais na data Fifa de setembro de 2022, em Paris.

A CBF avisou quanto cada um, individualmente, ganharia em todos os cenários possíveis de desempenho da seleção no Qatar.

PRÓXIMO COMPROMISSO

A seleção brasileira volta a campo pela primeira vez desde a Copa do Mundo no próximo sábado (25), para enfrentar o Marrocos em amistoso. A bola rola às 19h (de Brasília) e é a estreia do técnico interino Ramon Menezes.

Internet - Prédio sede da CBF

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!