RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta segunda (5), uma ação de busca e apreensão na residência de torcedores suspeitos de atos violentos em dias de jogos de futebol.

Foram cumpridos 28 mandados com o objetivo de apreender armas, telefones e material que pudessem confirmar o envolvimento premeditado de integrantes de torcidas organizadas nas brigas.

Além de diversos cassetetes e socos ingleses foram encontrados simulacros de armas, como um fuzil de airsoft. Os nomes das pessoas que tiveram suas residências revistadas não foram divulgados.

De acordo com nota da Polícia Civil, "a operação tem como objetivo o combate à intolerância esportiva, que leva a reiterados casos de danos ao patrimônio público e privado, lesões corporais graves e até mesmo mortes nos violentos confrontos entre as várias torcidas organizadas cariocas".

Ainda segundo a corporação, foram analisadas mais de 200 horas de filmagens e mais de 80 depoimentos, com o objetivo de individualizar e identificar os principais envolvidos.

A operação, chamada de Discórdia, é realizada três meses após o jogo pelo campeonato carioca entre Flamengo e Vasco. Neste dia, brigas ocorreram nos arredores do estádio do Maracanã, além de outros pontos do estado. Duas pessoas morreram em decorrência da violência.

A investigação das mortes está sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios. Já a ação desta segunda (5) foi coordenada pela DRCI ( Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) com mandados expedidos pelo Juizado Especial do Torcedor.