SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pela primeira vez em sua história, a seleção brasileira vai usar um uniforme preto. Em protesto contra o racismo, a equipe vai vestir esta cor no amistoso contra Guiné, no próximo dia 17, em Barcelona.

A decisão faz parte das ações tomadas pela CBF após os casos de discriminação direcionados pela torcida espanhola contra Vinicius Junior, do Real Madrid, em jogos do Campeonato Espanhol. O atacante está convocado para a partida.

O protesto será apenas durante os primeiros 45 minutos. No segundo tempo, a seleção voltará a usar o tradicional amarelo.

Segundo o UOL, os jogadores de linha vão vestir um modelo desenhado pela Nike inicialmente para os goleiros. Após o jogo, as camisas serão enviadas para autoridades da política brasileira, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma delas, assinada pelos atletas, será leiloada e o dinheiro doado para causas contra o racismo.

Três dias depois, em 20 de junho, o Brasil vai jogar contra Senegal, em Lisboa.

Vinicius Junior reclamou de ter sido insultado e chamado de "macaco" durante o jogo entre Real e Valencia, no mês passado, que chegou a ser interrompido pela arbitragem. Estes ataques levaram a Procuradoria a abrir uma investigação por "crime de ódio", categoria penal que, na Espanha, inclui crimes raciais.

Desde 2021, ele já foi vítima de dez casos de racismo no futebol espanhol.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!