UOL/FOLHAPRESS - O brasileiro João Fonseca, de 17 anos, está na final do US Open juvenil. O carioca, atual número 7 do mundo no ranking para jovens com até 18 anos, conquistou seu lugar na decisão ao superar o italiano Federico Cina (16 anos, #16) por 6/4, 3/6 e 6/4, em um duelo nervoso e que foi interrompido por calor excessivo e, mais tarde, pela ameaça de raios.
Fonseca é visto como a maior promessa do país há algum tempo. No ano passado, liderou o Brasil na conquista da Copa Davis juvenil. Em 2023, ganhou um convite para a chave principal do Rio Open e fez uma bela apresentação. Além disso, assinou contrato de patrocínio com a marca suíça On, que tem Roger Federer como investidor. Agora, em Nova York, vai brigar pelo título contra o vencedor do jogo entre o francês Arthur Gea (18 anos, #17) e o americano Learner Tien (17 anos, #13).
COMO ACONTECEU
Fonseca saiu atrás, tendo o saque quebrado logo em seu primeiro game. O brasileiro, contudo, se recuperou rápido, devolvendo a quebra e igualando o placar em 2/2. Mais agressivo em quadra, João pressionava o italiano sempre que possível e foi recompensado com outra quebra no sétimo game. Depois disso, manteve a frente até fazer 6/4 no primeiro set.
Cina começou melhor na segunda parcial, novamente quebrando o serviço do brasileiro, mas desta vez abrindo 3/0. A partida, então, foi interrompida por calor excessivo, e retomada apenas cerca de uma hora depois. Fonseca retornou melhor, quebrando o saque do italiano e salvando um break point antes de deixar o placar igualado em 3/3. O brasileiro, porém, vacilou quando sacava em 3/4. Ao errar uma direita e uma esquerda em sequência, cedeu o que se mostrou a quebra decisiva da parcial. Cina fez 6/3 e forçou o terceiro set.
No começo da parcial decisiva, outra paralisação, mas por mau tempo. Com a ameaça de raios, a organização mandou os garotos para o vestiário, e o jogo só recomeçou mais de quatro horas depois. Fonseca voltou melhor, e teve três break points no quarto game, mas Cina se salvou. Depois, no oitavo, foram mais quatro chances de quebra desperdiçadas. No décimo, Cina finalmente sucumbiu.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!