SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Líbano e Palestina se enfrentaram nesta quinta-feira (16), pela primeira rodada das Eliminatórias da Ásia, e empataram em 0 a 0. O jogo, disputado no estádio Khalid Bin Mohammed Stadium, foi marcado por um momento identitário.
A partida contou com um minuto de silêncio pelas vítimas da guerra em Gaza, antes do apito inicial.
Os jogadores palestinos entraram vestidos com o tradicional keffiyeh. A vestimenta se trata de um lenço quadrado dobrado e usado em volta da cabeça.
Por segurança, o Líbano não mandou a partida em Beirute, e sim nos Emirados Árabes.
AS SELEÇÕES
O grupo extremista Hamas, da Palestina, vive um conflito com Israel. O confronto, iniciado em 7 de outubro, já deixou mais de 12 mil mortos.
A seleção da palestina teve sua última vitória em março deste ano. Na ocasião, bateu o Bahrein por 2 a 1. Depois do amistoso, foram três derrotas e um empate.
O Líbano, mesmo não vivendo guerra com os israelitas, é o país que concentra o grupo Hezbollah, que também vem sendo atacado.
A seleção libanesa acumula dois reveses em amistosos de preparação, um para Montenegro e outro para os Emirados Árabes.
AS ELIMINATÓRIAS ASIÁTICAS
A nova fase da competição iniciou nesta quinta-feira (16) e vai de novembro de 2023 até junho do ano que vem. Ao todo, são 36 seleções brigando por oito vagas diretas à Copa de 2026, além de uma nação participante da repescagem.
Os times são divididos em nove grupos, com quatro integrantes cada. Os dois melhores de cada chave dão sequência ao campeonato.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!